A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou hoje o distrito de Santarém em estado de alerta de nível laranja, devido ao agravamento do risco de incêndio. O alerta deve ser mantido até às 23h59 de dia 17.
Neste nível encontram-se também os distritos de Bragança, Viseu, Setúbal, Évora e Beja. Já em estado de alerta especial de nível vermelho estão os distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre e Guarda.
O estado de alerta mais grave para os quatro distritos mantém-se até ao final do dia de terça-feira, disse hoje o adjunto de operações da ANEPC Mário Silvestre. Os quatro distritos já estavam em estado de alerta laranja, o segundo mais grave.
Numa conferência de imprensa na sede da ANEPC para fazer um balanço da situação em termos de incêndios o responsável disse que às 12h30 de hoje não havia no país incêndios significativos.
Sobre o estado de alerta especial o responsável explicou que, com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a ANEPC decidiu manter, e agravar nos quatro distritos, o estado de alerta especial até às 23h59 de dia 17.
Assim, estão em estado de alerta amarelo os distritos de Vila Real, Coimbra, Leiria e Lisboa.
Com base no estado de alerta vermelho Mário Silvestre disse que foram reforçados os meios para o Algarve e feito um reajustamento dos meios aéreos.
O responsável da ANEPC disse também que nas últimas 24 horas foram registados 38 crimes de incêndio florestal, sem especificar, e reafirmou a necessidade de as pessoas se absterem do uso de fogo e de utilização de maquinaria no espaço rural.