A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou hoje o distrito de Santarém em estado de alerta de nível laranja, devido ao agravamento do risco de incêndio. O alerta deve ser mantido até às 23h59 de dia 17.

Neste nível encontram-se também os distritos de Bragança, Viseu, Setúbal, Évora e Beja. Já em estado de alerta especial de nível vermelho estão os distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre e Guarda.

O estado de alerta mais grave para os quatro distritos mantém-se até ao final do dia de terça-feira, disse hoje o adjunto de operações da ANEPC Mário Silvestre. Os quatro distritos já estavam em estado de alerta laranja, o segundo mais grave.

Numa conferência de imprensa na sede da ANEPC para fazer um balanço da situação em termos de incêndios o responsável disse que às 12h30 de hoje não havia no país incêndios significativos.

Sobre o estado de alerta especial o responsável explicou que, com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a ANEPC decidiu manter, e agravar nos quatro distritos, o estado de alerta especial até às 23h59 de dia 17.

Assim, estão em estado de alerta amarelo os distritos de Vila Real, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Com base no estado de alerta vermelho Mário Silvestre disse que foram reforçados os meios para o Algarve e feito um reajustamento dos meios aéreos.

O responsável da ANEPC disse também que nas últimas 24 horas foram registados 38 crimes de incêndio florestal, sem especificar, e reafirmou a necessidade de as pessoas se absterem do uso de fogo e de utilização de maquinaria no espaço rural.

Leia também...

Câmara de Santarém congratula Associação Popular de Alcanhões pelo seu 50º aniversário

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém entregou esta sexta-feira, dia 13 de Setembro, a João Baldeante, Presidente da Associação Popular de…

Mulher assassinada no domingo à noite na Golegã

Uma mulher foi assassinada no domingo à noite na Golegã, estando o suposto homicida em fuga, disse hoje à Lusa fonte do Comando Distrital…

Rio Maior assinalou Dia Internacional da Paz

Rio Maior assinalou o Dia Internacional da Paz com música e desenhos pela paz, numa iniciativa da Câmara Municipal de Rio Maior que contou…

“No Âmago” em exposição no Centro Cultural de Santarém

“No Âmago”, do colectivo Das Cool, é a instalação que pode ser vista em diferentes salas do Centro Cultural Regional de Santarém, até dia…