Já falta pouco tempo para a inauguração da temporada taurina na Monumental “Celestino Graça”, em Santarém, o que ocorrerá no próximo dia 19 de Março, Dia de S. José, pelas 16 horas.

Anuncia-se uma corrida à portuguesa, com a particularidade de constituir um mano-a-mano entre dois dos mais auspiciosos cavaleiros da actualidade – João Moura Júnior e Francisco Palha.

Senhores de um estilo e de um conceito de toureio muito personalizado, ambos reúnem a essência mais profunda do toureio equestre, no que muito valorizam esteticamente a sua função. João Moura Júnior herdou a nova maneira de tourear a cavalo aprimorada por seu pai, privilegiando as distâncias mais curtas e os andamentos mais templados, para cravar a ferragem em terrenos do máximo compromisso; Francisco Palha privilegia o conceito mais clássico do toureio marialva, alargando distâncias nos cites e carregando as sortes ao piton contrário, em terrenos do toiro, empolgando o conclave pela verdade do tempo da reunião.

Sem dúvida que se os toiros de Murteira Grave investirem e os toureiros estiverem em dia de inspiração, todos teremos motivos para recordar este desafio por muitos anos.

Do mesmo modo, todos temos bastas e fundamentadas razões para acreditar que ao nível da forcadagem assistiremos também a uma valorosa jornada de arte, de técnica e de poder, pois em praça estarão os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e os de Évora, capitaneados, respectivamente, por João Grave, na temporada da sua despedida, e por João Pedro Oliveira.

Leia também...

Utentes da Santa Casa de Santarém em passeio a Fátima

Os Clientes/Utentes da Santa Casa da Misericórdia de Santarém realizaram esta semana…

Rio Maior investe 2 ME em residência para estudantes

O município de Rio Maior vai investir 2,1 milhões de euros na…
Foto ilustrativa

Comandantes dos bombeiros do Médio Tejo contra reversão de modelo da Proteção Civil

Dez dos 14 comandantes das corporações de bombeiros do Médio Tejo, manifestaram…

António Pedroso Leal sucede a Domingos Chambel na presidência da Direção da NERSANT

A NERSANT conta com novos Corpos Sociais para o triénio 2023-2025. A…