Já falta pouco tempo para a inauguração da temporada taurina na Monumental “Celestino Graça”, em Santarém, o que ocorrerá no próximo dia 19 de Março, Dia de S. José, pelas 16 horas.

Anuncia-se uma corrida à portuguesa, com a particularidade de constituir um mano-a-mano entre dois dos mais auspiciosos cavaleiros da actualidade – João Moura Júnior e Francisco Palha.

Senhores de um estilo e de um conceito de toureio muito personalizado, ambos reúnem a essência mais profunda do toureio equestre, no que muito valorizam esteticamente a sua função. João Moura Júnior herdou a nova maneira de tourear a cavalo aprimorada por seu pai, privilegiando as distâncias mais curtas e os andamentos mais templados, para cravar a ferragem em terrenos do máximo compromisso; Francisco Palha privilegia o conceito mais clássico do toureio marialva, alargando distâncias nos cites e carregando as sortes ao piton contrário, em terrenos do toiro, empolgando o conclave pela verdade do tempo da reunião.

Sem dúvida que se os toiros de Murteira Grave investirem e os toureiros estiverem em dia de inspiração, todos teremos motivos para recordar este desafio por muitos anos.

Do mesmo modo, todos temos bastas e fundamentadas razões para acreditar que ao nível da forcadagem assistiremos também a uma valorosa jornada de arte, de técnica e de poder, pois em praça estarão os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e os de Évora, capitaneados, respectivamente, por João Grave, na temporada da sua despedida, e por João Pedro Oliveira.

Leia também...

Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere dinamiza 23ª Feira e Mostra de São Brás

A 23ª Feira e Mostra de São Brás e a 13ª Mostra…

Correio do Ribatejo no ‘Decisão Nacional’ da RTP Internacional

O director do ‘Correio do Ribatejo’, João Paulo Narciso, é um dos…

FRIMOR – Feira Nacional da Cebola em Rio Maior de 29 de Agosto a 02 de Setembro

A edição de 2018 da FRIMOR – Feira Nacional da Cebola tem…

Santarém inaugura Mercado Biológico

No âmbito do acordo de parceria entre o Município de Santarém e…