Já falta pouco tempo para a inauguração da temporada taurina na Monumental “Celestino Graça”, em Santarém, o que ocorrerá no próximo dia 19 de Março, Dia de S. José, pelas 16 horas.

Anuncia-se uma corrida à portuguesa, com a particularidade de constituir um mano-a-mano entre dois dos mais auspiciosos cavaleiros da actualidade – João Moura Júnior e Francisco Palha.

Senhores de um estilo e de um conceito de toureio muito personalizado, ambos reúnem a essência mais profunda do toureio equestre, no que muito valorizam esteticamente a sua função. João Moura Júnior herdou a nova maneira de tourear a cavalo aprimorada por seu pai, privilegiando as distâncias mais curtas e os andamentos mais templados, para cravar a ferragem em terrenos do máximo compromisso; Francisco Palha privilegia o conceito mais clássico do toureio marialva, alargando distâncias nos cites e carregando as sortes ao piton contrário, em terrenos do toiro, empolgando o conclave pela verdade do tempo da reunião.

Sem dúvida que se os toiros de Murteira Grave investirem e os toureiros estiverem em dia de inspiração, todos teremos motivos para recordar este desafio por muitos anos.

Do mesmo modo, todos temos bastas e fundamentadas razões para acreditar que ao nível da forcadagem assistiremos também a uma valorosa jornada de arte, de técnica e de poder, pois em praça estarão os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e os de Évora, capitaneados, respectivamente, por João Grave, na temporada da sua despedida, e por João Pedro Oliveira.

Leia também...

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo, 17 de Janeiro, aos 58 anos de idade, no lar Golden Heaven,…

Conferência «A importância da Biodiversidade» na Biblioteca Municipal de Torres Novas

Por ocasião do Dia Internacional da Biodiversidade, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) recebe, no dia 25 de Maio a partir das 10h30,…

Câmara do Cartaxo espera sair da rutura financeira no “prazo de um, dois anos”

O presidente da Câmara do Cartaxo espera que “num prazo de um, dois anos” o município possa sair da rutura financeira e que a…

Santarém aprova acordo de colaboração com promotores de projecto do aeroporto

A Câmara de Santarém aprovou um “acordo de colaboração e parceria” com a Magellan 500, os promotores privados que avançaram com a proposta de…