O Município de Santarém foi o Município convidado, na Feira de Produtos Agro-alimentares – “O Melhor de Portugal – Best of Portugal”, organizada pela CAP, no centro de Bruxelas – Parq du Cinquantenaire, nos dias 18 e 19 de Junho.

Este evento, para além de levar os sabores dos produtos regionais de Santarém às pessoas que vivem no “coração” da União Europeia visa, também, ajudar as empresas agro-alimentares portuguesas, em particular do concelho de Santarém, a entrarem no mercado Belga e Europeu, contribuindo para a afirmação do seu potencial e aumento das respectivas exportações.

Considera-se que o envolvimento do Município de Santarém, através da participação das empresas do concelho, com produtos alimentares para exposição e venda aos consumidores, neste evento de dois dias, foi importante para valorizar a marca Santarém, a sua ligação de proximidade com o Mundo Rural e o apoio ao desenvolvimento agrícola e desenvolvimento económico, para além da relevância para o turismo e cultura da nossa cidade e concelho.

A participação do Município nesta feira, que foi visitada por mais de 50 mil pessoas, pretendeu ainda enaltecer o turismo e cultura da Cidade e do Concelho, sendo uma excelente oportunidade para dar a conhecer o melhor de Santarém no centro da europa, potenciando e valorizando o nosso Concelho.

Para os empresários presentes o evento foi “um sucesso”, excedendo as expectativas. Assim, marcaram presença na Feira de Produtos Agro-alimentares – “Best of Portugal”: Quinta da Ribeirinha, da Póvoa de Santarém, com os vinhos premiados; Quinta do Juncal, de Achete, com os azeites DOP; Landscape Farm, de São Vicente do Paul, com os produtos de agricultura de paisagem; Abelhas e Companhia, da Póvoa da Isenta, com o mel e produtos derivados; Gotik Destilaria, das Fontainhas, com o Gin e restantes produtos; Monte Safira, de Almoster, com os enchidos e salchicharia; Sabores do Campo, do Verdelho, com doces e outros produtos regionais; Egocultum – Soluções Agrícolas, de Casével, com o feijão, o chícharo e o grão-de-bico; Escola Superior Agrícola de Santarém, com os seus produtos alimentares, em particular o vinho e os queijos da Quinta.

A título individual, estiveram presentes dois artesãos de Bunho, um da cidade e outro do Secorio – Moçarria, para dar a conhecer e promover o projecto “Ideias do Antigamente Promovem o Ambiente – O Bunho”. Com este projecto, a Câmara Municipal de Santarém pretende resgatar o artesanato em Bunho, o qual integra o património colectivo e a identidade de um povo, e que assenta na valorização do Património Natural e Cultural associado à produção artesanal e tradicional do mobiliário em Bunho.

Marcam presença ao longo do evento os vereadores, João Leite, Nuno Russo e Carmen Antunes, que em conjunto com os dirigentes da CAP, os eurodeputados e a Ministra da Agricultura e Alimentação foram interagindo com os visitantes e empresários presentes.

O evento que contou com mais de 50 mil visitantes foi abrilhantando também com música e muita animação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…