O Município de Santarém foi o Município convidado, na Feira de Produtos Agro-alimentares – “O Melhor de Portugal – Best of Portugal”, organizada pela CAP, no centro de Bruxelas – Parq du Cinquantenaire, nos dias 18 e 19 de Junho.

Este evento, para além de levar os sabores dos produtos regionais de Santarém às pessoas que vivem no “coração” da União Europeia visa, também, ajudar as empresas agro-alimentares portuguesas, em particular do concelho de Santarém, a entrarem no mercado Belga e Europeu, contribuindo para a afirmação do seu potencial e aumento das respectivas exportações.

Considera-se que o envolvimento do Município de Santarém, através da participação das empresas do concelho, com produtos alimentares para exposição e venda aos consumidores, neste evento de dois dias, foi importante para valorizar a marca Santarém, a sua ligação de proximidade com o Mundo Rural e o apoio ao desenvolvimento agrícola e desenvolvimento económico, para além da relevância para o turismo e cultura da nossa cidade e concelho.

A participação do Município nesta feira, que foi visitada por mais de 50 mil pessoas, pretendeu ainda enaltecer o turismo e cultura da Cidade e do Concelho, sendo uma excelente oportunidade para dar a conhecer o melhor de Santarém no centro da europa, potenciando e valorizando o nosso Concelho.

Para os empresários presentes o evento foi “um sucesso”, excedendo as expectativas. Assim, marcaram presença na Feira de Produtos Agro-alimentares – “Best of Portugal”: Quinta da Ribeirinha, da Póvoa de Santarém, com os vinhos premiados; Quinta do Juncal, de Achete, com os azeites DOP; Landscape Farm, de São Vicente do Paul, com os produtos de agricultura de paisagem; Abelhas e Companhia, da Póvoa da Isenta, com o mel e produtos derivados; Gotik Destilaria, das Fontainhas, com o Gin e restantes produtos; Monte Safira, de Almoster, com os enchidos e salchicharia; Sabores do Campo, do Verdelho, com doces e outros produtos regionais; Egocultum – Soluções Agrícolas, de Casével, com o feijão, o chícharo e o grão-de-bico; Escola Superior Agrícola de Santarém, com os seus produtos alimentares, em particular o vinho e os queijos da Quinta.

A título individual, estiveram presentes dois artesãos de Bunho, um da cidade e outro do Secorio – Moçarria, para dar a conhecer e promover o projecto “Ideias do Antigamente Promovem o Ambiente – O Bunho”. Com este projecto, a Câmara Municipal de Santarém pretende resgatar o artesanato em Bunho, o qual integra o património colectivo e a identidade de um povo, e que assenta na valorização do Património Natural e Cultural associado à produção artesanal e tradicional do mobiliário em Bunho.

Marcam presença ao longo do evento os vereadores, João Leite, Nuno Russo e Carmen Antunes, que em conjunto com os dirigentes da CAP, os eurodeputados e a Ministra da Agricultura e Alimentação foram interagindo com os visitantes e empresários presentes.

O evento que contou com mais de 50 mil visitantes foi abrilhantando também com música e muita animação.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.