A Divisão de Educação e Juventude do Município de Santarém, através da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária, tem dinamizado diversas ações nas escolas, focadas na temática “Saúde e Movimento”.

Uma das iniciativas, intitulada “Eu sinto… e tu?”, é um programa de Oficinas Criativas de Inteligência Emocional. Este programa é direcionado a grupos da Educação Pré-Escolar e turmas do 1º Ciclo, sendo desenvolvido em contexto de sala de aula ao longo de 8 sessões semanais semiestruturadas de 1h30 cada. O objetivo das sessões é promover a saúde emocional e prevenir a doença mental, através do desenvolvimento da inteligência emocional das crianças e jovens. Espera-se, assim, potenciar o desempenho académico, o sucesso escolar, a motivação, a autoconfiança, a autoestima e o relacionamento interpessoal dos participantes.

Outra ação, denominada “Estamos aqui: Presentes!”, consiste em Oficinas Criativas de Meditação Mindfulness, direcionadas a turmas do 1º Ciclo. Este programa é desenvolvido em contexto de sala de aula, em 4 sessões semanais de 1h30 cada. As oficinas têm como objetivo aumentar a autoconsciência, o foco nas sensações e estímulos do ambiente, a atenção presente e consciente, bem como a gestão de emoções e pensamentos intrusivos.

Estas iniciativas têm sido um sucesso junto da comunidade escolar, contando com a participação de 671 alunos dos 4 Agrupamentos de Escolas do concelho de Santarém.

Leia também...

“HealthTec Fruit and Sustainability” vence final regional da 2ª edição Link Me Up do IP Santarém

O auditório da Escola Superior Agrária de Santarém recebeu, no dia 12…

Lar de Santo António de Santarém assinala dia da instituição com Festa popular

O Lar de Santo António de Santarém, instituição particular de solidariedade social…

VÍDEO | V Gala do Desporto presta homenagem a Jorge Justino e aos atletas/estudantes da ESDRM

O Cine Teatro de Rio Maior recebeu na quarta-feira, 15 de Maio,…

Rio Maior investe 480 mil euros no combate ao insucesso escolar

A criação de uma Equipa Multidisciplinar de Intervenção e um Laboratório do…