A Divisão de Educação e Juventude do Município de Santarém, através da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária, tem dinamizado diversas ações nas escolas, focadas na temática “Saúde e Movimento”.

Uma das iniciativas, intitulada “Eu sinto… e tu?”, é um programa de Oficinas Criativas de Inteligência Emocional. Este programa é direcionado a grupos da Educação Pré-Escolar e turmas do 1º Ciclo, sendo desenvolvido em contexto de sala de aula ao longo de 8 sessões semanais semiestruturadas de 1h30 cada. O objetivo das sessões é promover a saúde emocional e prevenir a doença mental, através do desenvolvimento da inteligência emocional das crianças e jovens. Espera-se, assim, potenciar o desempenho académico, o sucesso escolar, a motivação, a autoconfiança, a autoestima e o relacionamento interpessoal dos participantes.

Outra ação, denominada “Estamos aqui: Presentes!”, consiste em Oficinas Criativas de Meditação Mindfulness, direcionadas a turmas do 1º Ciclo. Este programa é desenvolvido em contexto de sala de aula, em 4 sessões semanais de 1h30 cada. As oficinas têm como objetivo aumentar a autoconsciência, o foco nas sensações e estímulos do ambiente, a atenção presente e consciente, bem como a gestão de emoções e pensamentos intrusivos.

Estas iniciativas têm sido um sucesso junto da comunidade escolar, contando com a participação de 671 alunos dos 4 Agrupamentos de Escolas do concelho de Santarém.

Leia também...

Governo nega acusação sobre corte de verbas para instituições ensino superior

O Governo recusou as acusações do PSD de violar o Orçamento do Estado de 2020 ao não transferir todas as verbas previstas para as…

Alunos da Escola Profissional de Salvaterra de Magos conquistam 2º lugar no Prémio FAQtos

HotOut é um equipamento que permite monitorizar a temperatura à distância.

Entroncamento empresta computadores a alunos do secundário

A Câmara Municipal do Entroncamento vai emprestar equipamento informático e disponibilizar acesso à internet a alunos dos ensinos secundário e profissional que deles necessitem,…

Cromos dos “Lanches Saudáveis” dão direito a caneca nas Escolas de Almeirim

O Município de Almeirim lançou uma caderneta de cromos para as crianças que aderiram ao programa ” Lanches Saudáveis” tendo direito, assim que estiver…