Foto de Arquivo

A cidade de Santarém vai acolher entre cinco e sete de Novembro a sexta edição do AGRIBusiness, encontro internacional de negócios do setor agroalimentar, que junta cerca de 50 empresas portuguesas e 30 importadores oriundos de 19 mercados internacionais.

Organizado pela InovCluster, em parceria com a Nersant, o evento aposta num modelo de reuniões B2B (business to business), com encontros previamente agendados entre produtores portugueses e compradores estrangeiros, permitindo às empresas nacionais apresentar os seus portefólios e explorar novas oportunidades comerciais.

“Queremos aumentar a competitividade das empresas do setor agroalimentar, promovendo ações que abram novas vias de negócio e na internacionalização”, afirmou a diretora executiva da associação, Christelle Domingos, à Lusa.

Segundo a responsável, os importadores vêm “com propósitos claros de fazer negócio”, o que torna o evento “uma via verde para os processos de expansão internacional”, ao permitir um contacto direto com compradores de mercados estratégicos, sem necessidade de deslocações ao estrangeiro ou investimentos em feiras.

Entre os países representados estão Alemanha, França, Espanha, Países Baixos, Suíça, Canadá, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Japão, Arábia Saudita, Noruega, Bélgica, Bulgária e Estónia.

“São já 19 mercados confirmados, o que garante uma representação alargada dos principais destinos mundiais para os produtos portugueses”, sublinhou.

As empresas participantes são, maioritariamente, PME com alguma “maturidade empresarial” e experiência prévia em exportações.

“Não costumam ser microempresas. São empresas já consolidadas, com retaguarda no mercado nacional e preparadas para crescer nos mercados externos”, explicou Christelle Domingos, acrescentando que algumas estão a dar os primeiros passos na internacionalização.

O AGRIBusiness 2025 é financiado pelo programa Compete 2030 e marca o regresso do evento após quatro anos de interregno. As edições anteriores realizaram-se em 2014, 2016, 2017, 2019 e 2021, esta última em formato virtual.

A iniciativa era anteriormente dinamizada pelo AgroCluster, entretanto extinto, tendo sido retomada pela InovCluster com o apoio da Nersant.

A iniciativa vai contar com empresas dos principais segmentos do setor agroalimentar como frutas e vegetais, azeites, vinagres, molhos e condimentos, queijos, vinhos, produtos secos, congelados e enlatados, carnes e charcutaria, peixe, laticínios, bebidas, produtos ‘gourmet’, chás, infusões e ervas aromáticas.

A escolha de Santarém como palco do encontro mantém a tradição das edições anteriores e reforça a centralidade da cidade no setor agroalimentar.

“Santarém tem uma localização privilegiada e uma forte ligação ao setor. Durante três dias, será o centro de grandes negócios e novas oportunidades”, afirmou a diretora executiva.

Além do impacto económico direto, a iniciativa pretende afirmar Santarém como cidade “estratégica para o setor agroalimentar, valorizando a produção nacional e promovendo o território como ponto de encontro entre oferta e procura internacional”, concluiu.

Leia também...

Suspeito de agredir idosas preso preventivamente

Um homem suspeito de ter agredido duas mulheres, uma delas com 81 anos, no passado dia 11 de outubro, vai ficar preso preventivamente, medida…

Salvaterra de Magos gerida por Associação

Luís Pires dos Santos – apoderado do cavaleiro Marcos Bastinhas – esclareceu que não é empresário da praça de toiros de Salvaterra, mas que…

Escola Secundária da Chamusca já não tem cobertura de fibrocimento

O Município da Chamusca já conclui a remoção e substituição das coberturas em fibrocimento que estavam no pátio exterior da Escola EB 2,3 e…

Magellan 500 defende que Santarém não é apenas solução complementar para localização do Aeroporto

O consórcio Magellan 500, promotor do projecto do aeroporto de Santarém, defendeu hoje que esta solução não é apenas complementar, uma vez que a…