Uma comitiva composta por dirigentes de Universidades Europeias de oito países: Portugal, Lituânia, Letónia, Roménia, Macedónia do Norte. Polónia, Áustria, Países Baixos e Itália, que participam no projeto “Applied, Connected, Entrepreneurial and Engaged – European University (ACE2_EU)”, na Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), foi recebida esta segunda-feira, 11 de dezembro, pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Beatriz Martins, Vereadora da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Moutão, Presidente do Politécnico de Santarém, Vânia Horta, Chefe da Divisão de Educação e Juventude da CMS, e Maria Potes Barbas, deram as boas-vindas à comitiva.
Beatriz Martins começou por fazer votos “para que todos se sintam muito bem-vindos a Santarém, a nossa cidade. Em nome do nosso Presidente, quero afirmar que estamos muito agradecidos pela vossa presença e desejamos que aproveitem a vossa estadia. Santarém é uma cidade mágica e esperamos que sintam essa magia das pessoas que vivem em Santarém, com uma calorosa receção na nossa cidade”. A Vereadora espera que “possam voltar várias vezes com as vossas famílias, com os vossos alunos e com queiram fazer-se acompanhar. Estas reuniões têm uma grande importância para o Município, porque queremos que cada vez mais pessoas nos visitem e o Instituto Politécnico de Santarém tem sido muito importante nessa dinamização. Obrigada a todos!”, concluiu.
De referir que, o ACE2_EU tem o objetivo de promover sinergias humanas, digitais, de investigação, educação e inovação. Através da conexão e envolvimento dos estudantes, investigadores, professores e as partes interessadas externas com as necessidades da sociedade, cocriando soluções sustentáveis para desafios do mundo real.
Nesse sentido, a missão do ACE2_EU é proporcionar oportunidades de educação, investigação, inovação e serviços à sociedade em parceria com as partes interessadas externas no mundo do trabalho.
O ACE2_EU está empenhado em garantir um sistema europeu de ensino superior mais inclusivo e ligado à sociedade e ao local de trabalho real. Através dum modelo de cocriação para aprendizagem baseada em desafios, investigação inovadora e governação partilhada, onde todas as partes interessadas estão envolvidas.
Como Universidade, o ACE2_EU serve, acima de tudo, para promover uma sociedade inclusiva, equitativa e digna. Oferecendo oportunidades iguais, acessíveis e inclusivas para educação e investigação. Através da promoção dum sentimento de pertença coletiva, enquanto investimento em capacidades de aprendizagens autónomas, desenvolvimento de empatia e competências de comunicação, particularmente em ambientes digitais, rumo a um modelo social mais sustentável e inclusivo, estimulando o pensamento crítico e a inovação. O projeto ACE_EU investe na capacitação dos alunos, para que se tornem profissionais empreendedores, ligados a outros e empenhados como cidadãos europeus na promoção de locais de trabalho dignos. Garantindo, desta forma, a qualificação para desempenharem um papel de excelência na sociedade.