Imagem ilustrativa

A chuva vai regressar ao distrito de Santarém a partir da tarde de quinta-feira, 28 de Outubro, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar a região sob aviso amarelo até ao próximo sábado, 30 de Outubro.

O IPMA prevê a partir de quinta-feira e pelo menos até domingo períodos de chuva, que pode ser por vezes forte, descida da temperatura máxima e vento moderado a forte nas terras altas.

Segundo a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Madalena Rodrigues, esta quarta-feira “será ainda um dia de céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco e temperatura sem grandes variações significativas, mas a partir de amanhã [quinta-feira] à tarde começa a aumentar a nebulosidade e por vezes precipitação no Minho e Douro Litoral, estendendo-se depois às restantes regiões do Norte e Centro”.

De acordo com Madalena Rodrigues, na sexta-feira a chuva, que poderá ser por vezes forte e persistente, vai estender-se a todo o território do continente. “A chuva vai manter-se pelo menos até ao fim do mês”, adiantou.

Relativamente às temperaturas, a meteorologista do IPMA indicou que está prevista uma descida gradual das máximas até sábado.

“Amanhã [quinta-feira] prevê-se uma pequena descida da [temperatura] máxima e na sexta-feira nova descida. A partir de sábado, as temperaturas não têm variação significativa”, disse.

No que diz respeito às mínimas, Madalena Rodrigues adiantou que na quinta-feira descem ligeiramente e na sexta-feira sobem.

“Está também prevista uma intensificação do vento a partir de sexta-feira, soprando com rajadas e sendo forte nas terras altas”, referiu.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Azambuja debateu aditivo inovador na conservação de vinhos

O Município de Azambuja promoveu um seminário subordinado ao tema inovador da conservação de vinhos substituindo os artificias sulfitos por um aditivo natural –…

GNR registou oito mortos nos últimos três dias

A GNR registou nos últimos três dias 699 acidentes, dos quais resultaram oito mortos, 21 feridos graves e 189 ligeiros, segundo dados provisórios da…

Encontro internacional de Biologia Subterrânea no “Algar do Pena” em Alcanede

O Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta “Algar do Pena” (CISGAP), no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC), vai receber a…

Ourém investe dois milhões de euros na reabilitação da rede viária

A Câmara de Ourém vai investir cerca de dois milhões de euros na reabilitação da rede viária em quatro freguesias, segundo os concursos públicos…