Imagem ilustrativa

A chuva vai regressar ao distrito de Santarém a partir da tarde de quinta-feira, 28 de Outubro, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar a região sob aviso amarelo até ao próximo sábado, 30 de Outubro.

O IPMA prevê a partir de quinta-feira e pelo menos até domingo períodos de chuva, que pode ser por vezes forte, descida da temperatura máxima e vento moderado a forte nas terras altas.

Segundo a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Madalena Rodrigues, esta quarta-feira “será ainda um dia de céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco e temperatura sem grandes variações significativas, mas a partir de amanhã [quinta-feira] à tarde começa a aumentar a nebulosidade e por vezes precipitação no Minho e Douro Litoral, estendendo-se depois às restantes regiões do Norte e Centro”.

De acordo com Madalena Rodrigues, na sexta-feira a chuva, que poderá ser por vezes forte e persistente, vai estender-se a todo o território do continente. “A chuva vai manter-se pelo menos até ao fim do mês”, adiantou.

Relativamente às temperaturas, a meteorologista do IPMA indicou que está prevista uma descida gradual das máximas até sábado.

“Amanhã [quinta-feira] prevê-se uma pequena descida da [temperatura] máxima e na sexta-feira nova descida. A partir de sábado, as temperaturas não têm variação significativa”, disse.

No que diz respeito às mínimas, Madalena Rodrigues adiantou que na quinta-feira descem ligeiramente e na sexta-feira sobem.

“Está também prevista uma intensificação do vento a partir de sexta-feira, soprando com rajadas e sendo forte nas terras altas”, referiu.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

A secular tradição do Jogo do Quartão regressa às ruas da Chamusca

O Jogo do Quartão é uma tradição muito antiga da vila da Chamusca, que se realiza há muitos anos na Quarta-feira de Cinzas, num…

Maria João Castro vence Prémio António Quadros em História Contemporânea

A historiadora Maria João Castro, da Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, venceu o Prémio António Quadros/2024, em História Contemporânea,…

25 casos activos de Covid-19 no concelho de Almeirim

Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara de Almeirim, divulgou ontem, dia 4 de Agosto, dados da Autoridade de Saúde Pública referentes ao ponto de situação…

Incêndios: Distrito de Santarém reforça meios de combate a partir de hoje

Os meios de combate a incêndios no distrito de Santarém vão ser reforçados com mais cinco brigadas e oito equipas de combate no território…