Imagem ilustrativa

A chuva vai regressar ao distrito de Santarém a partir da tarde de quinta-feira, 28 de Outubro, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar a região sob aviso amarelo até ao próximo sábado, 30 de Outubro.

O IPMA prevê a partir de quinta-feira e pelo menos até domingo períodos de chuva, que pode ser por vezes forte, descida da temperatura máxima e vento moderado a forte nas terras altas.

Segundo a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Madalena Rodrigues, esta quarta-feira “será ainda um dia de céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco e temperatura sem grandes variações significativas, mas a partir de amanhã [quinta-feira] à tarde começa a aumentar a nebulosidade e por vezes precipitação no Minho e Douro Litoral, estendendo-se depois às restantes regiões do Norte e Centro”.

De acordo com Madalena Rodrigues, na sexta-feira a chuva, que poderá ser por vezes forte e persistente, vai estender-se a todo o território do continente. “A chuva vai manter-se pelo menos até ao fim do mês”, adiantou.

Relativamente às temperaturas, a meteorologista do IPMA indicou que está prevista uma descida gradual das máximas até sábado.

“Amanhã [quinta-feira] prevê-se uma pequena descida da [temperatura] máxima e na sexta-feira nova descida. A partir de sábado, as temperaturas não têm variação significativa”, disse.

No que diz respeito às mínimas, Madalena Rodrigues adiantou que na quinta-feira descem ligeiramente e na sexta-feira sobem.

“Está também prevista uma intensificação do vento a partir de sexta-feira, soprando com rajadas e sendo forte nas terras altas”, referiu.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Sardoal voltou a vestir-se de roxo para receber a Procissão dos Passos do Senhor

A Vila de Sardoal voltou a vestir-se de roxo para receber a Procissão dos Passos do Senhor, no passado domingo, dia 17 de Março,…

Freguesias esperam formalização de acesso a 100 milhões de fundos comunitários

As freguesias esperam a formalização do acesso a pelo menos 100 milhões de euros dos fundos de coesão a que poderão concorrer pela primeira…

Crianças da Academia “A a Zé” visitaram o Correio do Ribatejo

Um grupo de 10 crianças  da Academia “A a Zé” visitou na manhã desta segunda-feira, dia 10 de Setembro, as instalações do Jornal Correio…

“Viaturas em Madeira” em Exposição na Biblioteca Municipal de Vila de Rei

A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires vai receber, entre os dias 1 de Agosto e 28 de Setembro, a Exposição “Viaturas em Madeira”, de…