O Mural alusivo à vida e obra de Bernardo Santareno, foi inaugurado este sábado, dia 10, na Quinta de S. Bernardo/Rua Alexandre Herculano (Calçada do Monte), em frente à Avenida Bernardo Santareno.

Esta pintura de arte urbana, com o título de “Hibridismo do Pensador”, pretende homenagear o dramaturgo e médico escalabitano, de nome próprio, António Martinho do Rosário. Considerado como um dos nomes maiores do Teatro Português do Século XX, Bernardo Santareno, é apresentado pelos sprays de Francisco Camilo, através de cenas e evocações de aspectos do seu pensamento, a partir dos seus livros e da sua vida.

Esta iniciativa foi organizada pelo FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para Infância e Juventude, no âmbito das Comemorações Nacionais do Centenário do Nascimento de Bernardo Santareno (19 Novembro 1920/2020).

A cerimónia, integrada no programa das comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril, em Santarém, contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, João Luís Madeira Lopes, presidente da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural, Gonçalo Neto, do FITIJ, Francisco Camilo, autor do Mural de Arte Urbana, e Ernesto Nobre, proprietário do espaço cedido para a construção do Mural de Arte Urbana.

Leia também...

Carnaval de Alpiarça vai ser celebrado de forma virtual com concurso de máscaras

A Câmara e a Junta de Freguesia de Alpiarça vão realizar um concurso de carnaval virtual e vão assinalar a data com um grupo…

Teatro Sá da Bandeira recebeu a sessão de abertura do Festival Internacional de Cinema de Santarém

O Teatro Sá da Bandeira recebeu ontem, dia 24 de Maio, a sessão de abertura do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS). Designando-se…

Alpiarça presta homenagem aos trabalhadores agrícolas

No âmbito do projecto “Ruas e Casas com História”, o executivo da autarquia de Alpiarça descerrou uma placa de homenagem aos trabalhadores agrícolas no…

Centro Cultural Regional de Santarém: 45 anos de memória, convicção e resistência cultural

O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) assinalou, no passado sábado, 29 de Novembro, 45 anos de actividade com uma mesa-redonda que reuniu fundadores,…