O Mural alusivo à vida e obra de Bernardo Santareno, foi inaugurado este sábado, dia 10, na Quinta de S. Bernardo/Rua Alexandre Herculano (Calçada do Monte), em frente à Avenida Bernardo Santareno.

Esta pintura de arte urbana, com o título de “Hibridismo do Pensador”, pretende homenagear o dramaturgo e médico escalabitano, de nome próprio, António Martinho do Rosário. Considerado como um dos nomes maiores do Teatro Português do Século XX, Bernardo Santareno, é apresentado pelos sprays de Francisco Camilo, através de cenas e evocações de aspectos do seu pensamento, a partir dos seus livros e da sua vida.

Esta iniciativa foi organizada pelo FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para Infância e Juventude, no âmbito das Comemorações Nacionais do Centenário do Nascimento de Bernardo Santareno (19 Novembro 1920/2020).

A cerimónia, integrada no programa das comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril, em Santarém, contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, João Luís Madeira Lopes, presidente da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural, Gonçalo Neto, do FITIJ, Francisco Camilo, autor do Mural de Arte Urbana, e Ernesto Nobre, proprietário do espaço cedido para a construção do Mural de Arte Urbana.

Leia também...

“Estar presencialmente com o público e com os artistas é insubstituível”

Entrevista a Paulo Patrício, actor Que impactos está a ter a pandemia no seu trabalho? Enormes! Como a maior parte dos meu colegas, estou…

Colecção Figueiredo Ribeiro mostra trabalhos de Inês Norton

A artista plástica Inês Norton expõe na QuARTel da Arte Contemporânea de Abrantes – Colecção Figueiredo Ribeiro A exposição “do meu lugar, o que…

‘De passagem’, “exposição mais curta da temporada” traz desenho e poesia a montras de loja

Entre uma loja para arrendar e uma loja arrendada abriu-se um intervalo efémero. Uma iniciativa espontânea na loja do nº 50 da Rua 1ª de…

Página do ‘Correio Policial’ é notícia na ‘Sábado’

A página ‘Correio Policial’ dirigida por Domingos Cabral (‘Inspector Aranha’) mereceu amplo destaque no espaço Policiário da revista Sábado de 28 de Outubro último,…