O primeiro Domingo da Palavra de Deus, no domingo, é assinalado com a oferta do Evangelho de S. Mateus, evangelista do ano, a todos os peregrinos que participem nas celebrações no Santuário de Fátima.

O Domingo da Palavra de Deus, cuja primeira edição será celebrada em 26 de Janeiro, foi instituído pelo papa Francisco, em Setembro de 2019, na carta apostólica ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), explicando que este dia pretende promover a “familiaridade” com a Bíblia.

“A Bíblia não pode ser património só de alguns e, menos ainda, uma colectânea de livros para poucos privilegiados”, defendeu o papa Francisco, que escolheu esta data por se situar na proximidade da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que termina no sábado.

“Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos Cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecuménica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida”, considerou o Sumo Pontífice.

Segundo informação do Santuário de Fátima, o livro a oferecer aos peregrinos no domingo é editado em conjunto pelo santuário e pela Diocese de Santarém, tem 127 páginas, abre com uma apresentação do bispo José Traquina, prossegue com uma introdução ao Evangelho segundo São Mateus e encerra com o texto do Evangelho.

Leia também...

Casa dos Cubos acolhe Centro de Estudos em Fotografia do Politécnico

A Casa dos Cubos, em Tomar, vai acolher o Centro de Estudos…

Cidade Digital chega ao Convento de Cristo em Tomar

O Centro Cultural de Belém (CCB) continua a levar a sua oferta cultural a…

Obras inéditas de José Afonso apresentadas nas Grutas de Lapas

As Grutas de Lapas recebem no próximo dia 22 de Abril, pelas…

Segundo Santarém JazzFest com Marta Hugon, Quarteto Miga e homenagem a José Duarte

O quinteto de Marta Hugon e o Quarteto Miga são os grupos…