O Município de Torres Novas disponibiliza um sistema de partilha pública de bicicletas, «BUTe», que inclui o conjunto de equipamentos destinados a permitir a utilização gratuita e temporária das 20 bicicletas já disponíveis nas estações do Jardim Municipal da Silvã, Largo D. Diogo Fernandes de Almeida, Rua da Várzea e Largo General Humberto Delgado. O investimento ascendeu aos 110 mil euros, acrescidos do IVA, e a entrada em funcionamento foi assinalada no Largo General Humberto Delgado.

A utilização deste sistema depende de um registo prévio de adesão, efetuado através de formulário disponível no site https://cm-torresnovas.pt, na aplicação BUTe (disponível na App Store e Google Play) e no Posto de Turismo.

O serviço de bicicletas de uso partilhado funciona todos os dias, no horário compreendido entre as 07h00 e as 21h00, sendo o tempo máximo de utilização de 2 horas.

Focado na promoção das vantagens da utilização da bicicleta como opção de transporte nas deslocações urbanas, o Município de Torres Novas assume o ganho de preponderância do modo ciclável em meio urbano como rápido, prático, saudável e acessível à maioria da população, sem consumo de combustíveis fósseis, sem emissões atmosféricas, com baixos níveis de ruído, ocupando um reduzido espaço público e potenciando a intermodalidade.

Inserida num conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável, a Rede Ciclável de Torres Novas apresenta-se como um projeto de promoção de mobilidade sustentável, seguindo as novas tendências nacionais e internacionais, contribuindo decisivamente para a alteração modal, ainda muito assente na utilização do transporte individual automóvel, e, consequentemente para a redução das emissões de CO2 no setor dos transportes. Estas prioridades assumem especial incidência nas deslocações quotidianas dos residentes e visitantes.

Leia também...

Santarém procura casas para dar “resposta estruturante” a refugiados

Até ao momento foram disponibilizadas meia dúzia de casas a famílias ucranianas.

PRR reserva 2,5 Milhões de euros para recuperação das Muralhas de Santarém

Lista de novas intervenções em monumentos, sítios arqueológicos e museus foi conhecida hoje. A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o…

Prémio Secil Arquitetura atribuído ex-aequo a Carrilho da Graça e Miguel Marcelino

O Prémio Secil Arquitetura foi atribuído ex-aequo à requalificação do Campo das Cebolas, em Lisboa, da autoria de Carrilho da Graça, e a uma…

Tejo foi mote para seis interpretações extraordinárias

A prova de Expressão e Comunicação, que decorreu no auditório Luís Eugénio Filipe, na sede da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, no dia 27 de…