O sítio medieval de Pernes volta a comemorar a conquista de Santarém aos Mouros no fim-de-semana de 14 e 15 de Março, na vila de Pernes, concelho de Santarém. Esta recriação histórica comemorativa do 873º aniversário da Conquista de Santarém aos Mouros, mostra o acampamento de D. Afonso Henriques, em Pernes, quando em 1147 anunciou aos seus cavaleiros que iria fazer a tomada do Castelo de Santarém.

O projecto da Associação Pernes Medieval é o primeiro recinto privado, em Portugal, dedicado exclusivamente ao período Medieval. O espaço vai ter, entre as 10 e as 18 horas, várias actividades de animação e conta com a presença de figurinos trajados à época, exibição de armas e um almoço medieval.

Na recriação histórica pode assistir às várias profissões medievais, degustar os banquetes da época, pelejas e torneios na liça de armas para todos aqueles que desejem mostrar o seu valor, técnicas de luta medievais, jogos de destreza, demonstração de lutas e uma rábula sobre a Conquista de Santarém são ainda algumas das actividades que se podem ver durante os dois dias de festival.

Os bilhetes custam seis batalhas para adultos, sendo que o festival é gratuito para crianças até aos 12 anos, e o almoço medieval, sujeito a reserva antecipada e disponibilidade, custa 12 talheres.

A organização está a cargo da Associação Pernes Medieval e tem o apoio da Junta de Freguesia de Pernes, Santa Casa da Misericórdia de Pernes e Câmara Municipal de Santarém.

Leia também...

“A Nova Bailarina”, de Aldara Bizarro no Teatro Sá da Bandeira

A programação para o mês de Março, no Teatro Sá da Bandeira…

Desilusão e resignação entre peregrinos impedidos de entrar no Santuário de Fátima

Entre a desilusão e a resignação, muitos peregrinos acompanharam as celebrações da…

A história de Santarém e o Ambiente na Temporada da Primavera do Círculo Cultural Scalabitano

O Círculo Cultural Scalabitano apresenta para términus da sua temporada da primavera,…

Casa Madre Luiza Andaluz recebe exposição

Inaugura este domingo, dia 27 de Setembro, na Casa Madre Luiza Andaluz…