Com organização da Secção de Tiro com Arco da Sociedade Filarmónica União Matense, decorreu no domingo, 22 de Setembro, aquela que foi a última prova do campeonato de Caça da FABP (Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal).
Uma vez mais, o contacto com a natureza proporcionou uma caminhada pela serra d’Aire, com bastantes familiares e curiosos a acompanharem os arqueiros ao longo dos 28 alvos espalhados pelas imediações dos Moinhos da Pena. A prova contou com 74 Arqueiros e Besteiros, em representação de 11 clubes.
Em termos individuais, subiram ao pódio os seguintes atletas da STASFUM: BBR Cub: 3º Tomé Rodrigues; BHR Júnior Feminino: 1º Leonor Lopes; 2º Ana Neves; BHR Júnior Masculinos: 1º Filipe Rodrigues, 3º Ricardo Rodrigues; BHR Adulto Masculino: 1º Francisco Pereira, 2º Nelson Coelho, 3º Francisco Oliveira; LB Adulto Feminino: 1º Helena Santos; TR Adulto Masculino: 3º Luís Neves.
Contribuíram ainda para a vitória colectiva os seguintes arqueiros: Pedro Calado, Hugo Pulguinhas, Nuno Santos, Luís Rodrigues, Guilherme Reis, Luís Oliveira, Sérgio Poupado, Luís Sousa, Rui Gomes, Pedro Salgado, Alexandre Alva e Augusto Moreira.
De salientar a primeira prova oficial de duas novas arqueiras da STASFUM, na qualidade de convidadas, Marta Silva e Matilde Salgado, que estão a iniciar-se na modalidade.
Em termos colectivos, a STASFUM averbou mais um primeiro lugar, a contar para o campeonato nacional de clubes, consolidando assim a sua liderança.
Os trabalhos de montagem da prova decorreram sob alguma chuva, mas os dezasseis bravos arqueiros da STASFUM mostraram que também são muito competentes a carregar alvos às costas e a percorrer a serra espetando estacas e placas enquanto escolhem as linhas de tiro mais interessantes.
No final, todos esqueceram as agruras dos trabalhos degustando uma fantástica feijoada de javali, confeccionada pelo pai do arqueiro Nelson Coelho.
Findo que é o Campeonato Nacional de Caça da época 2019, a competição segue com o Campeonato Nacional de Campo, com a próxima prova já no domingo, dia 29 de Setembro, na Lagoa de Óbidos.