O Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresentou hoje a programação do primeiro trimestre de 2025 com nomes como Ana Moura, Olavo Bilac, Stereossauro e um tributo a Pedro Barroso em agenda, além de espetáculos de teatro, dança e humor.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Torres Novas, no distrito de Santarém, dá conta que a nova temporada principia a 11 de janeiro, com Olavo Bilac a partilhar o palco com a Banda da Sociedade Velha Filarmónica Riachense, num concerto que tem início marcado para as 21:30.

Até ao final de março, o Virgínia receberá, além de música, espetáculos de dança, teatro, cinema e humor, com a peça “Cenas Conjugais”, uma adaptação de um clássico do cineasta Ingmar Bergman, com encenação e adaptação dramatúrgica de Sónia Barbosa, a subir ao palco para duas sessões, a 17 e 18 de janeiro, ambas às 21:30.

A peça “Raízes que me contam”, pelo Teatro Meia Via, estará em cena no Teatro Maria Noémia, nos dias 24 e 25 e janeiro, passando depois pela Casa do Povo de Riachos (15 de fevereiro) e pela Casa da Cultura Luís António Trincão, em Lapas, a 09 de março.

A programação de janeiro termina no dia 25 com o espetáculo de humor “Aura Super Jovem”, com o ator Salvador Martinha a assinalar o regresso ao ‘stand-up’.

A programação de fevereiro abre no dia 01, na Black Box da Central do Caldeirão, com um Concerto para Grávidas, de manhã, e nesse mesmo dia, à noite, a companhia Erva Daninha leva a peça de novo circo “Parque Central” para o palco do Virgínia.

Na manhã de 08 de fevereiro, António Pedro e Caroline Bergeron apresentam o espetáculo “Tocas” no Virgínia, com um “concerto performance” de laboratório criativo, sendo a noite dedicada à atuação do músico e produtor Stereossauro, que apresentará em palco “+351”, título do seu último projeto.

A 14 de fevereiro, o Festival Às vezes o Amor leva a música da lusofonia ao Virgínia, com a artista luso-cabo-verdiana Lura a atuar às 21:30.

O dia 22 de fevereiro será dedicado ao humor dos “Amigos da Treta”, com José Pedro Gomes e Aldo Lima em palco.

O espetáculo de dança e novo circo “MUDA”, com direção artística de Clara Andermatt, fecha a programação de fevereiro, no dia 28, numa sessão que resulta de uma parceria entre a companhia Clara Andermatt e o Instituto Nacional de Artes do Circo.

A fadista Ana Moura abre o programa de março, no dia 01, às 21:30, com “Casa Guilhermina”, título do seu sétimo álbum de estúdio, com a manhã desse dia a ser dedicada aos mais pequenos, com “LU.NA” – um espetáculo para bebés até 3 anos.

A magia chega ao Virgínia a 08 de março, com a sessão de ilusionismo “Hora Vazia”, de José Pereira (Zé Mágico), e, no dia 15, haverá lugar a uma sessão matinal de “Leituras Encenadas”, de promoção do livro e da leitura.

Integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Virgínia promove dia 15 de março, às 21:30, uma homenagem ao músico e cantor Pedro Barroso, que morreu em 2020 e que cresceu e residia em Riachos, com o espetáculo “Viva quem canta”.

A tarde de 22 de março será dedicada a espetáculos musicais de artistas locais, como os Cruz de Ferro, Dog’s Bollocks, Hadessa, Teresa Tapadas, Tiago Amado e Carla Frias a atuarem na Black Box da Central do Caldeirão, e a noite será dedicada à dança, com o Balé Teatro Guaíra, companhia de dança proveniente do Paraná, Brasil.

No dia 28 de março, a proposta é para ouvir o “Largo da Memória”, álbum de estreia do Projeto Pouca Pena, dos músicos Daniel Pereira Cristo, Luís Peixoto e Ricardo J. Martins, e, no dia seguinte, estreia-se a peça “Tulpa”, pelo Grupo de Teatro Juvenil do Virgínia.

A fechar a programação, que contempla ainda sessões semanais de cinema ao longo de todo o trimestre, o Teatro Virgínia leva no dia 30 de março, à Igreja do Paço, o Ensemble de Metais de Leiria, no âmbito do ciclo de música de câmara Choral Phydellius.

Os bilhetes estarão à venda a partir de segunda-feira, dia 09 de dezembro, na bilheteira local (de segunda a sexta-feira das 11:00 às 12:30 e das 15:00 às 18:30), nos pontos aderentes Fnac, Worten ou em bol.pt .

A programação pode ser consultada em detalhe em www.teatrovirginia.pt.

Leia também...

Almeirim recebe Recital de Piano Solo de Teresa Palma Pereira

Teresa da Palma Pereira sobe ao palco do Cine Teatro de Almeirim,…

Casa dos Beirões no Ribatejo assinala 19.º aniversário

A Associação Casa dos Beirões no Ribatejo IPSS (ACBR), representante de todos…

Pedro Canavarro lança autobiografia

Pedro Canavarro vai realizar o lançamento da sua autobiografia no próximo dia…

Entroncamento acolhe Exposição Documental Comemorativa

No âmbito das Comemorações do 79º Aniversário do Concelho do Entroncamento, a…