A Arena d’Évora recebeu no passado sábado, dia 15 de Abril, a 2ª etapa do Circuito Nacional de Teqball 2023, uma etapa Classe 10000 que contou com 88 inscrições.
O distrito de Santarém fez-se representar por 34 atletas, 13 do CPCD Sentieiras de Abrantes e 21 dos “Caixeiros” de Santarém. 22 atletas estavam inscritos na categoria de Singles, a mais exigente técnica e fisicamente, que foi a primeira a ser disputada.
Baptiste Berna, do Teqball Thann Club de Mulhouse, e que veste as cores dos “Caixeiros” quando compete em solo nacional, confirmou o excelente movimento de forma que tem apresentado e subiu ao lugar mais alto do pódio após bater, na Final, João Pinheiro, também do clube de Santarém.
Dionísio Gonçalves, de Ponte de Lima, actual Campeão Nacional, fechou o pódio no 3º lugar.
O jovem, Duarte Sobral, de Abrantes, foi o vencedor do Quadro Complementar.
A categoria de Mixed Doubles tem crescido em qualidade e quantidade, fruto da grande adesão de atletas femininas.
O Quadro Principal foi dominado por atletas dos “Caixeiros” e do Teqball Sintra, com a dupla Nastia Terekh e Dima Shevchuk, dos “Caixeiros”, a mostrar que o 9º lugar no último Campeonato do Mundo não foi um acaso, conquistando o 1º lugar.
Vera Pina e Filipe Rodrigues, de Abrantes, foram os vencedores do Quadro Complementar. Na categoria rainha, os Doubles, o espectáculo e a emoção estavam garantidos em função do nível dos 44 atletas inscritos.
Baptiste Berna, que formou dupla com Dionísio Gonçalves, repetiu a subida ao 1º lugar do pódio. Berna e Dionísio bateram, na Final, a dupla sensação desta etapa, Guilherme Henriques e Brenno Miller, de Sintra. Dima Shevchuk e Oleg Usychenko, dos “Caixeiros” ocuparam a última posição no pódio. O Complementar foi ganho por Rafael Serrano e João Rui, de Abrantes.
De destacar um bom número de talentosos atletas Sub18 lançados nesta etapa, com Sentieiras e Abrantes a mostrar em Évora que o futuro do Teqball nacional passa pelo distrito de Santarém.