Embora no dia anterior decorra em Santarém a primeira jornada do Concurso Nacional de Toureio de Salão “Vem Tourear”, a temporada escalabitana tem o seu início marcado para o próximo Domingo, dia de S. José, com um cartel de grande interesse. João Moura Júnior e Francisco Palha, duas grandes figuras do toureio equestre na actualidade, assumiram o desafio de se defrontarem frente a toiros da exigente ganadaria de Murteira Grave, o que muito valoriza o espectáculo, posto que a emoção é um dos grandes atributos da tauromaquia e, em boa verdade, é na competição que estes se podem empenhar ainda mais para ver quem triunfa.

Qualquer um destes marialvas quando sai à arena vai com a mais firme intenção de sacar o triunfo, sejam lá quem forem os alternantes, pois têm pelo público o mais profundo respeito, e nesta corrida, acrescidamente, assenta o interesse em apreciarmos duas escolas de toureio distintas, mas baseadas no mesmo conceito clássico.

O toureio equestre estrutura-se em alguns princípios essenciais, porém, constata-se que, depois, cada intérprete tem a sua potencialidade própria, técnica e artística, para desenvolver a função de acordo com a sua sensibilidade estética, com a capacidade de avaliação das características do seu oponente e com o domínio para pisar os terrenos de maior compromisso.

E é nestes aspectos que estes dois marialvas se distinguem, pois, ambos respeitam a ortodoxia do toureio, mas perfilham atributos estéticos distintos, o que muito valoriza as suas portentosas lides.

Oxalá que os toiros de Murteira Grave saiam como é apanágio desta afamada ganadaria, o que permitirá aos cavaleiros poderem desfrutar da qualidade dos seus oponentes e possam pôr toda a carne no assador para satisfação dos aficionados que, certamente, preencherão em elevado número as bancadas da Monumental “Celestino Graça”.

Os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e os de Évora, cujos Cabos transmitirão ao longo da presente temporada o ceptro do poder, tudo farão para prestigiar ainda mais as suas míticas jaquetas de ramagens, o que, frente a toiros de Murteira Grave, tem ainda mais mérito e projecção.

Estão, assim, reunidas as condições para que possamos desfrutar no próximo Domingo, dia 19 de Março, a partir das 16 horas, de uma grandiosa corrida de toiros à portuguesa. Não falte!

Leia também...
Foto Arquivo

Pedro Ribeiro vai recorrer da sentença que motivou a exoneração da assessoria de António Costa

O ex-presidente da Câmara do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro vai recorrer da…
Foto ilustrativa

Município de Abrantes organiza caminhada em Mouriscas

A caminhada na freguesia de Mouriscas decorre no próximo domingo, dia 28…

Projecto de inclusão resgata e preserva saberes e tradições

A Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA) está a desenvolver um…
Foto de Arquivo

A magia dos livros está de regresso a Coruche

A magia dos livros regressa ao Pavilhão Multiusos de 27 de Outubro…