O Município de Tomar é um dos membros da direcção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, que foi formalmente criada na sexta-feira, 17 de Maio, em Vila Pouca de Aguiar.

A Federação é uma associação de carácter cultural sem fins lucrativos, que terá sede em Vila Pouca de Aguiar e vai exercer a sua acção em todo o território nacional, com o intuito de promover, divulgar, organizar e gerir os Caminhos de Santiago em território nacional.

Pretende ainda delinear e implementar uma estratégia comum em todo o país, bem como uma sinalética igual nestas vias de peregrinação, bem como revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação a Compostela, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas.

Os Caminhos de Santiago, que atravessam Portugal de sul para norte, são seguidos pelos peregrinos há séculos e têm como destino a Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha. Actualmente podem identificar-se três percursos principais. Um deles, o Caminho Central Português, sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar e Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para norte. Os outros são o Caminho da Costa, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha, e o Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia.

Leia também...

Espectáculo celebra centenário de Amália Rodrigues

O Cineteatro São João, no Entroncamento, recebe no sábado, dia 12 de Fevereiro, pelas 21h30, o espectáculo musical “Amália, Fado e Saudade” que marca…

Wayne Marshall grava novo trabalho no órgão de tubos de Fátima

O organista britânico Wayne Marshall regressou a Fátima para gravar o seu novo trabalho no órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do…

XXIII Mês da Cultura Tauromáquica prossegue em Azambuja

Prossegue este fim-de-semana o XXIII Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja e já para esta noite de sexta-feira está anunciada uma palestra subordinada ao…

“O Que Quiser” e “Circoli” na Temporada da Primavera do Círculo Cultural Scalabitano

O Teatro Taborda do Círculo Cultural Scalabitano recebe amanhã, sábado, 6 de Maio, pelas 21h30, o espectáculo “O Que Quiser” pelo ‘O Kaspiadas –…