O Município de Tomar é um dos membros da direcção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, que foi formalmente criada na sexta-feira, 17 de Maio, em Vila Pouca de Aguiar.

A Federação é uma associação de carácter cultural sem fins lucrativos, que terá sede em Vila Pouca de Aguiar e vai exercer a sua acção em todo o território nacional, com o intuito de promover, divulgar, organizar e gerir os Caminhos de Santiago em território nacional.

Pretende ainda delinear e implementar uma estratégia comum em todo o país, bem como uma sinalética igual nestas vias de peregrinação, bem como revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação a Compostela, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas.

Os Caminhos de Santiago, que atravessam Portugal de sul para norte, são seguidos pelos peregrinos há séculos e têm como destino a Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha. Actualmente podem identificar-se três percursos principais. Um deles, o Caminho Central Português, sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar e Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para norte. Os outros são o Caminho da Costa, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha, e o Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia.

Leia também...

Almeirim homenageia associativismo desportivo e cultural no concelho

Ivone Ervideira, António Botas Moreira e José Manuel dos Santos foram as personalidades homenageadas pela Assembleia Municipal de Almeirim no passado dia 29 de…

Galeria Municipal do Entroncamento recebe Exposição de Fotografia “Estações Ferroviárias de Portugal”

Foi inaugurada no passado sábado, dia 16 de Março, pela Vice-Presidente, Ilda Joaquim, a Exposição de Fotografia “Estações Ferroviárias de Portugal” das coleções particulares…

Espectáculo do 25 de Abril muda para o Convento de S. Francisco

O Espectáculo de Reconstituição Encenada “Esta é a madrugada que eu esperava”, no dia 24 de Abril, inicialmente marcado para a Escola Prática de…

Dança e música para bebés no Teatro Virgínia

Nos dias 14 e 15 de Janeiro.