No próximo dia14 de Junho, pelas 14h00, realiza-se no Cineteatro Virgínia, em Torres Novas, o seminário ‘Territórios Sustentáveis’, organizado pela Universidade Católica Portuguesa e pela Câmara Municipal de Torres Novas.

O Índice de Sustentabilidade Municipal é a medida que reflecte o cumprimento dos objectivos e metas da Agenda 2030, permitindo avaliar o desempenho municipal e viabilizando a comparação dos resultados municipais com os nacionais.

O evento terá início pelas 14h00 com a exposição “Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento e um momento musical.

Estão confirmados como oradores desta apresentação Pedro Saraiva da Universidade de Coimbra e Mafalda Ferreira a Agência de Desenvolvimento e Coesão.

O projecto “Territórios Sustentáveis” desenvolvido pela Católica-CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa) e uma rede de autarquias-piloto visa promover a ligação entre câmaras municipais tendo em vista a existência de territórios mais sustentáveis e um dos seus objectivos é elaborar o Índice de Sustentabilidade Municipal tendo como referência os dezassete Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas, constantes na Agenda 2030 das Nações Unidas.

O CESOP-LOCAL tem como missão criar um observatório de conhecimento, envolvimento e participação dos cidadãos, através da realização de estudos aplicados em territórios administrativos. A sua execução está a ser concretizada através de uma parceria entre a Universidade Católica e um conjunto alargado de autarquias para a elaboração de uma investigação-ação sobre a participação dos cidadãos e a implementação de medidas de transição para a sustentabilidade. Da rede de autarquias-piloto fazem parte: Abrantes, Águeda, Alenquer, Braga, Cascais, Chamusca, Chaves, Fundão, Horta, Lagos, Loures, Mação, Palmela, Santarém, Santo Tirso, Sintra, Torres Novas, Torres Vedras, Valongo e Vila Franca de Xira.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento que teve lugar nos Paços do Concelho de Torres Novas, no dia 30 de Maio, estiveram presentes, para além do presidente da Câmara, Pedro Ferreira, o director executivo do CESOP, Jorge Cerol e o investigador, José Fidalgo, que apresentaram aos jornalistas presentes os traços gerais do estudo em causa e os objectivos a que se propuseram, bem como, o evento a acontecer em Torres Novas, no próximo dia 14 de Junho.

Leia também...

Rua do Mercado com trânsito cortado entre 16 e 27 de Janeiro

Durante 12 dias, entre 16 e 27 de Janeiro, a circulação automóvel numa das principais vias de acesso ao planalto da cidade de Santarém…

Um ferido grave e um ligeiro em colisão na A15

Uma pessoa ficou hoje ferida com gravidade e outra sofreu ferimentos ligeiros na sequência de uma colisão ocorrida ao quilómetro 35 da A15, no…

Homem de 40 anos detido por violência doméstica

Um homem, de 40 anos de idade, foi detido pela GNR no passado dia 4 de Abril, por violência doméstica sobre a sua companheira,…

Dispositivo em Santarém mantém estrutura operacional para fase mais crítica de incêndios

O dispositivo de combate a incêndios no distrito de Santarém para a fase mais crítica “é muito semelhante ao de 2020”, contando com 801…