No âmbito das comemorações do Dia Mundial Da Esclerose Múltipla, que se assinalou a 30 de Maio, o Município de Torres Novas respondeu ao pedido da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla associando-se a uma iniciativa solidária.
O Município iluminou o edifício da Biblioteca Municipal com luzes laranja, cor que foi adotada internacionalmente como símbolo da conscientização sobre esta doença neurológica crónica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
A missão da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla é contribuir para a melhoria das condições de vida dos portadores da doença, familiares e cuidadores.
A iniciativa por parte das câmaras municipais contribui para ajudar a criar uma atmosfera de solidariedade, despertando discussões importantes sobre a doença, os seus sintomas, o impacto na vida das pessoas afetadas e as necessidades daqueles que convivem com a Esclerose Múltipla, mostrando que a comunidade está sensibilizada, ciente e disposta a promover uma sociedade mais inclusiva e solidária.
A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de âmbito nacional foi criada em 1984 sendo reconhecida como Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência (ONGPD) e Associação de Defesa dos Utentes de Saúde (ADUS).