Foto de arquivo. C.M. Torres Novas
Foto de arquivo. C.M. Torres Novas

O Município de Torres Novas comemora o 25 de Abril de 1974 com um conjunto de iniciativas para assinalar os 45 anos do Dia da Liberdade, abertas à participação de todos.

No feriado, dia 25, o programa tem início pelas 9h30, com uma arruada pela cidade, com a Banda Operária Torrejana. Segue-se, pelas 10h, o hastear da Bandeira Nacional, na Praça 5 de Outubro, ao som do hino “A Portuguesa”.

Pelas 10h30, na Praça dos Claras, terá lugar a sessão solene do 45º aniversário do 25 de Abril, que contará com intervenções de todos os partidos com assento na Assembleia Municipal, do Presidente da Assembleia Municipal e do Presidente da Câmara Municipal. A participação musical será assegurada pela Classe de Coro do Choral Phydellius, recordando algumas vozes e cantos da liberdade. A cerimónia contará, como já vem sendo hábito, com interpretação em simultâneo em Língua Gestual Portuguesa.

No mesmo local, a partir das 15h30, haverá porco no espeto (com distribuição gratuita de sandes) e um concerto musical pelo grupo SomPa’Tudo. Decorrendo, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a abertura de uma mostra alusiva ao 25 de Abril, relembrando alguns tópicos relacionados com a censura, nomeadamente na literatura.

Na sequência do desafio lançado às escolas e às instituições particulares de solidariedade social do concelho para a criação de cravos com materiais reciclados, esses trabalhos serão expostos em algumas das rotundas da cidade, podendo ser apreciados na semana de 22 a 26 de Abril.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…