O Município de Torres Novas irá promover, no próximo dia 13 de abril, mais um passeio interpretativo dedicado às Grutas de Lapas e Tufos Calcários com o objetivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas.

A iniciativa pretende dar a conhecer as Grutas de Lapas, um conjunto de galerias subterrâneas escavadas em tufos calcários, com importância a nível nacional e internacional, e descobrir o terraço fluvial com antigas pedreiras de tufo calcário, com a vista privilegiada para a planície de inundação do rio, terras férteis, pomares e hortas.

Este passeio tem início marcado para as 9h30 nas Grutas de Lapas. A duração prevista é de 3h30, num percurso de cerca de 1 km, com nível de dificuldade baixo, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.

Esta é uma atividade adequada a todas as idades, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou do link https://forms.office.com/e/AjHdNDErug, sendo o número de participantes limitado e a realização da atividade sujeita às condições meteorológicas.

A 2 km da cidade de Torres Novas, sob as casas e ruas típicas da aldeia das Lapas, concentra-se um labirinto de galerias escavado na rocha. As grutas, que deram o nome à aldeia, são um conjunto de túneis subterrâneos, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1943.

O percurso acessível é apenas parte de uma rede mais vasta que percorria quase todo o morro onde assenta a povoação. A geologia do solo – calcário mole conhecido por “tufo” – explica a relativa facilidade com que, em tempos, a mão do homem talhou esta singular preciosidade arqueológica.

Leia também...

Cerca de 70 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

Cerca de 70 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de…

Reitor de Fátima sublinha importância da JMJ para o Santuário em 2023

O reitor do Santuário de Fátima considerou que 2023 “ficou marcado pela recuperação do número de peregrinos e visitantes” e sublinhou a importância da…

Casa dos Patudos mostra “A Arte do Sagrado” com peças inéditas da colecção de José Relvas

A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça inaugurou esta semana a exposição “A Arte do Sagrado na Casa dos Patudos”, uma mostra temporária…

Feira de São Mateus, em Elvas

O empresário Luís Pires dos Santos já anunciou a composição dos cartéis das duas corridas que compõem a Feira Taurina de São Mateus, no…