O Município de Torres Novas irá promover, no próximo dia 13 de abril, mais um passeio interpretativo dedicado às Grutas de Lapas e Tufos Calcários com o objetivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas.

A iniciativa pretende dar a conhecer as Grutas de Lapas, um conjunto de galerias subterrâneas escavadas em tufos calcários, com importância a nível nacional e internacional, e descobrir o terraço fluvial com antigas pedreiras de tufo calcário, com a vista privilegiada para a planície de inundação do rio, terras férteis, pomares e hortas.

Este passeio tem início marcado para as 9h30 nas Grutas de Lapas. A duração prevista é de 3h30, num percurso de cerca de 1 km, com nível de dificuldade baixo, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.

Esta é uma atividade adequada a todas as idades, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou do link https://forms.office.com/e/AjHdNDErug, sendo o número de participantes limitado e a realização da atividade sujeita às condições meteorológicas.

A 2 km da cidade de Torres Novas, sob as casas e ruas típicas da aldeia das Lapas, concentra-se um labirinto de galerias escavado na rocha. As grutas, que deram o nome à aldeia, são um conjunto de túneis subterrâneos, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1943.

O percurso acessível é apenas parte de uma rede mais vasta que percorria quase todo o morro onde assenta a povoação. A geologia do solo – calcário mole conhecido por “tufo” – explica a relativa facilidade com que, em tempos, a mão do homem talhou esta singular preciosidade arqueológica.

Leia também...

Despiste de camião provoca um ferido e corte de acesso à rua O

Um veículo pesado mercadorias entrou em despiste e acabou por ficar parcialmente…

Póvoa da Isenta comemora os 100 anos da freguesia

A Freguesia da Póvoa da Isenta comemorou ontem, quarta-feira, 24 de Junho,…

31 reclusos da cadeia de Alcoentre testaram positivo

 Trinta e um reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre estão infectados com…

Quercus denuncia queimada de grandes dimensões e defende alternativas para sobrantes florestais

No concelho de Tomar.