O Município de Torres Novas vai promover no próximo domingo, dia 18 de Dezembro, o último percurso pedestre orientado de 2022, desta feita na PR2 – Rota dos Vales da Serra de Aire, uma pequena rota pedestre circular (13 km) que permite alcançar o topo da serra e ficar a conhecer a flora, fauna e paisagem natural do local.

O ponto de encontro será às 9h30, no Parque de Merendas do Casal João Dias. Com uma duração prevista de cerca de 3h30, esta é uma actividade de participação gratuita, mas inscrição obrigatória, através do link: https://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?chi=WWODPH12, do email turismo@cm-torresnovas.pt ou do telefone 249 813 019, sendo o número de participantes limitado e a realização da actividade sujeita às condições climatéricas.

Na PR2 a subida e a descida são feitas pelas linhas de talvegue de vales, o Vale Fojo e o Vale Garcia. No local abunda a vegetação, constituída principalmente por carrascos (Quercus coccifera), e outras espécies, como o medronheiro (Arbutus unedo) ou a aroeira (Pistacia lentiscus). A zona superior da serra, praticamente despida de vegetação arbórea, é extensa e planáltica, dotada de vistas abrangentes.

Chegando ao topo da Serra de Aire, à cota de 679 m, encontra-se o marco geodésico de Aire, o ponto mais elevado do Maciço Calcário Estremenho, unidade geomorfológica formada essencialmente por calcários do Período Jurássico (201 – 145 milhões de anos), elevada acima da Bacia do Tejo, da Plataforma Litoral e da Bacia de Ourém.

A Serra de Aire constitui um relevo anticlinal alongado na direcção nordeste, cortado por falhas transversais que orientam alguns vales, como o Vale Garcia. Na serra, abundam as grutas e algares, com especial destaque para a rede de galerias associada à nascente do rio Almonda, as Grutas do Almonda, com mais de 15 km de desenvolvimento.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.