O auditório da Biblioteca Municipal de Tomar recebe um conjunto de conferências evocativas do 13 de Outubro e de Gualdim Pais, no próximo sábado, dia 16 de Outubro, promovidas por membros do Comité Científico Português da TREF – Rota Templária Europeia.

“Foi nesta data que, em 1195, faleceu o fundador do Castelo de Tomar, bem como, em 1307, o rei de França mandou prender todos os cavaleiros templários”, refere uma nota do Municipio de Tomar.

A iniciativa tem lugar a partir das 14 horas, com a exposição de algumas das obras sobre Ordens Militares existentes nos Reservados da Biblioteca Municipal de Tomar, pesquisa de António Carlos Godinho.

Pelas 14h30, Miguel Gomes Martins falará sobre “O cerco de Tomar e o papel de Lisboa em 1190”. Às 15h00, Álvaro Barbosa aborda “A Arquitectura Templária de Tomar. Nascimento e Devir”. Pelas 15h30 é a vez de Ernesto Jana se debruçar sobre “O fim da Ordem do Templo e o alvor da Ordem de Cristo”.

Às 16h00, António Carlos Godinho dala acerca do tema “061.236 – Pesquisa, recuperação e selecção de informação em catálogos online e repositórios institucionais”. Pelas 16h30, Carlos Trincão aborda “A divulgação da história de Tomar e dos templários para os mais jovens”

Pelas 18 horas, na Casa Vieira Guimarães, decorrerá ainda uma actividade complementar, com a inauguração da exposição de pintura “As cores da Ordem”, de Carla Palhinha, com contextualização de Joaquim Nunes, numa organização da Templ’Anima.

Leia também...

Barquinha – IV Encontro de Cultura Popular do Ribatejo

Amanha, dia 28 de Outubro, decorrerá no Auditório Municipal da Barquinha o IV Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, numa iniciativa do Fórum Ribatejo…

Festival Comendatio regressa a Tomar

O Comendatio Music Fest, festival dedicado aos sons e movimentos da “música progressiva moderna e ambiental”, regressa ao Paço da Comenda, em Tomar, nos…

Festival Cartaxo Sessions encerra programação de verão em Santarém

A programação cultural de verão em Santarém despede-se no próximo fim de semana com um festival de música alternativa, inserido no projecto municipal Santarém…

Tomar celebra os 115 anos do nascimento de Lopes-Graça

O compositor Fernando Lopes-Graça é evocado, em Tomar, a partir do próximo dia 17, por ocasião dos 115 anos do seu nascimento nesta cidade,…