O auditório da Biblioteca Municipal de Tomar recebe um conjunto de conferências evocativas do 13 de Outubro e de Gualdim Pais, no próximo sábado, dia 16 de Outubro, promovidas por membros do Comité Científico Português da TREF – Rota Templária Europeia.

“Foi nesta data que, em 1195, faleceu o fundador do Castelo de Tomar, bem como, em 1307, o rei de França mandou prender todos os cavaleiros templários”, refere uma nota do Municipio de Tomar.

A iniciativa tem lugar a partir das 14 horas, com a exposição de algumas das obras sobre Ordens Militares existentes nos Reservados da Biblioteca Municipal de Tomar, pesquisa de António Carlos Godinho.

Pelas 14h30, Miguel Gomes Martins falará sobre “O cerco de Tomar e o papel de Lisboa em 1190”. Às 15h00, Álvaro Barbosa aborda “A Arquitectura Templária de Tomar. Nascimento e Devir”. Pelas 15h30 é a vez de Ernesto Jana se debruçar sobre “O fim da Ordem do Templo e o alvor da Ordem de Cristo”.

Às 16h00, António Carlos Godinho dala acerca do tema “061.236 – Pesquisa, recuperação e selecção de informação em catálogos online e repositórios institucionais”. Pelas 16h30, Carlos Trincão aborda “A divulgação da história de Tomar e dos templários para os mais jovens”

Pelas 18 horas, na Casa Vieira Guimarães, decorrerá ainda uma actividade complementar, com a inauguração da exposição de pintura “As cores da Ordem”, de Carla Palhinha, com contextualização de Joaquim Nunes, numa organização da Templ’Anima.

Leia também...

Festival de Handpan de 08 a 10 de março em Santarém

A Casa do Campino, em Santarém, vai acolher, de 8 a 10 de Março, o primeiro Festival de Handpan que se realiza em Portugal…

Astronomia e versos de Camões estão de volta ao Planetário de Ptolomeu

Depois do sucesso da actividade realizada no último dia de Julho, vai ser de novo possível, na noite de 21 de Agosto, observar o…

Mercadito da Póvoa da Isenta recebe exposição Bunho

A Junta de freguesia da Póvoa da Isenta acolhe de 25 de Abril a 1 de maio, no Mercadito da Póvoa da Isenta, a…

Abrantes investe 120 mil euros em restauro de Igreja de S. Vicente

A Câmara Municipal de Abrantes vai investir cerca de 120 mil euros em obras de restauro na Igreja de S. Vicente, património classificado como…