Foto ilustrativa

O Tribunal de Santarém condenou dois jovens a três anos e meio e dois anos e quatro meses de prisão, penas suspensas, e a pagarem 22.000 euros de indemnização a homem que acusaram indevidamente de assalto à mão armada.

No acórdão da passada terça-feira, o colectivo de juízas condenou os dois jovens, com 18 e 22 anos à altura dos factos (2012), por denúncia caluniosa, ao considerar provado que, ao sentirem-se enganados num negócio de compra de dois telemóveis, apresentaram queixa de roubo sob ameaça de arma de fogo contra dois homens, um dos quais (que deduziu o pedido de indemnização civil) chegou a estar em prisão preventiva e domiciliária com pulseira electrónica entre Março e Outubro de 2013.

Os dois jovens acabaram por admitir que não foram vítimas de roubo durante o julgamento dos alegados agressores, que foram absolvidos em acórdão de Novembro de 2013, tendo-lhes sido instaurado o processo em que acabaram agora por ser condenados, com o tribunal a condicionar a suspensão das penas ao cumprimento de um plano de reinserção social.

Leia também...

Ponte d’Asseca cortada ao trânsito

A Ponte d’Asseca encontra-se cortada ao trânsito, devido à subida do nível das águas provocada pela depressão Leonardo. A situação mantém-se crítica. Em comunicado,…

Ucrânia: Importa “vencer a indiferença” diante do sofrimento dos outros

O reitor do Santuário de Fátima defendeu hoje a necessidade de os cristãos não se fecharem sobre si e as suas necessidades, pois “é…

Região Centro disponibiliza 3 ME para proteção e conservação da natureza

A Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro abriu um concurso com dotação de três milhões de euros (ME) para apoiar ações de…

Deco alerta para esquemas fraudulentos por sms, mails e aplicações

A associação de defesa do consumidor Deco está a alertar para a circulação de esquemas fraudulentos como promessas de cura da Covid-19, aplicações que…