A U. Santarém empatou 0-0 na recepção à Académica de Coimbra, na jornada inaugural da Fase de Manutenção da Liga 3. Resultado enganador, tendo em conta as várias oportunidades de golo existentes, sobretudo por parte da U. Santarém.

A equipa escalabitana entrou muito bem na partida, determinada em dar uma boa resposta ao desaire sofrido na Covilhã que acabou por ditar o seu afastamento da Fase de Subida.

Logo aos 5 minutos, Pedro Araújo atirou a bola à barra, num lance em que fica a dúvida se o defesa unionista pretendia cruzar ou rematar. Respondeu a Académica ao minuto 13, com Elvis Mendes a receber a bola fora da grande área e a rematar em balão, com a bola sair ligeiramente por cima. Na sequência, Gustavo Galil repôs o esférico rapidamente em jogo, permitindo à U. Santarém sair numa transação rápida que terminou com Gustavo França a rematar a rasar o poste da baliza contrária.

Aos 26 minutos, Melvin Costa foi servido já no interior da área unionista e rematou para boa intervenção de Galil. Por volta do minuto 32, Diogo Balau desperdiçou a oportunidade mais flagrante que a U. Santarém dispôs durante os 90 minutos. O irreverente extremo unionista pressionou bem Elvis Mendes, recuperando a bola já no último terço do campo, arrancando com a bola para o interior da área, onde rematou em direcção ao primeiro poste para defesa apertada de António Filipe. Fica a sensação de que Balau podia (e devia) ter feito melhor, uma vez que tinha Manu e Gustavo França dentro da área em zonas mais privilegiadas para finalizar.

Apenas 4 minutos depois, António Montez flectiu da direita para o centro, deixando três adversários para trás e rematando com perigo à baliza escalabitana. Na resposta a este último lance, Diogo Balau voltou a cavalgar pelo corredor direito e cruzou para a zona do segundo poste, onde surgiu Hamed a servir o esférico para a zona da pequena área, com o objectivo de servir um dos dois colegas que dispunha nesse espaço. Gustavo França, porém, rematou à meia volta ao lado da baliza.

Sem fazer jus às boas oportunidades de golo existentes até ao momento, o intervalo chegava com um nulo no marcador e com a U. Santarém mais por cima do encontro.

Na segunda parte, contudo, a equipa unionista caiu um pouco de produção e permitiu à Académica crescer mais na partida, embora sem criar muito perigo.

Logo aos 52 minutos, Amadou Ba-Sy respondeu bem a um cruzamento lançado pelo corredor direito, mas cabeceou ao lado.

Foi preciso esperarmos até ao minuto 68 para voltarmos a ver uma ameaça séria por parte da U. Santarém. Livre sobre o lado esquerdo do ataque cobrado por Marco Grilo, que colocou um efeito espectacular na bola em direcção à baliza, onde apareceu o central Kauan a cabecear para boa defesa do guardião da Briosa. Apenas 3 minutos depois e as bancadas do Chã das Padeiras quase gritaram “golo!”. Rápida transição da equipa unionista sobre o lado esquerdo, com Diogo Balau a servir Manu que, na cara do guarda-redes adversário, rematou à figura, naquela que acabaria por ser a última oportunidade clara de golo do encontro.

Resultado algo injusto para a U. Santarém, mas que acaba por se justificar face à falta de eficácia dos comandados de Carlos Fernandes (este problema, aliás, tem sido uma constante ao longo da temporada). As constantes quebras no segundo tempo, fruto de várias assistências a jogadores lesionados, ao maior número de faltas assinaladas e às próprias substituições, acabaram por cortar o ímpeto e o ritmo elevado que marcaram a primeira parte.

Com este resultado, a Académica mantém a liderança da Série B da Fase de Manutenção, com 10 pontos, seguida de Sp. Covilhã e U. Santarém, ambos com 8 pontos. Na próxima jornada, a U. Santarém viaja até aos Açores para defrontar o Lusitânia, jogo agendado para sexta-feira (dia 21), às 12h00 de Portugal Continental.

Leia também...

João Nuno Batista vence Corrida de São Silvestre de Torres Novas

João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, foi o…

Santarém quer equipa de Kayak Polo “a curto prazo”

A constituição de uma equipa de Kayak Polo em Santarém “a curto…

Coruchense vence Abrantes e Benfica e alarga vantagem para sete pontos

O Coruchense afirmou o seu bom momento na temporada ao vencer o…

Seniores do Vitória de Santarém sobem à liderança do Campeonato Distrital

Jovem equipa do Vitória Clube de Santarém assina um dos melhores arranques de sempre.