A União Desportiva de Santarém venceu esta tarde o Sertanense, por 2-0, em jogo a contar para 18.ª jornada do Campeonato de Portugal, Série C.
Os golos foram apontados, por Apolinário aos 15 minutos de jogo e por Aquino num auto-golo, apontado aos 91 minutos.
Com esta vitória a turma Scalabitana subiu ao segundo lugar da tabela classificativa, com 34 pontos, menos um do que o Alverca B que lidera e tem menos um jogo.
A União beneficiou ainda da derrota do Lusitânia dos Açores em Coimbra (2-1) frente ao União 1919.
Quanto ao jogo desta tarde, o Sertanense teve uma boa oportunidade para inaugurar o marcador, logo no minuto inicial, mas o remate de cabeça de Aquino foi desviado para canto.
Na resposta, a União chegou ao golo, com Leadro Alves a fugir no corredor direito e a bola a sobrar para Apolinário que empurrou para o fundo da baliza à guarda de Galvanito.
Seis minutos depois, a turma da casa poderia ter aumentado a vantagem, mas Leandro Alves rematou por cima do travessão da baliza adversária.
O intervalo chegou com a formação da casa em vantagem tangencial e o reatamento do jogo ficou marcado pela lesão de Igarapé que teve de ceder o seu lugar a Adul Seidi.
O segundo tempo foi muito disputado, com o Sertanense a empurrar a turma da casa para perto da sua área, apostando a União na velocidade de Balau que entrou ao minuto 60 para o lugar de Miguel Lopes, enquanto Miguel Pinto rendeu Martin Águas aos 78’ de jogo.
Sem evidentes oportunidades de golo, o segundo tempo foi-se arrastando até final, com o golo da confirmação da conquista de mais três pontos para a União de Santarém a surgir já depois do minuto 90, no primeiro dos cinco de compensação dados pelo árbitro de Braga Fábio Silva, por intermédio de Aquino, do Sertanense, num autogolo ao desviar defeituosamente a bola para o fundo das redes da sua baliza na sequência de um livre sobre a directa do ataque unionista.
No derradeiro lance do jogo, Diogo Balau, isolado, não conseguiu desfeitear o guarda-redes do Sertanense.
Na próxima jornada, domingo, dia 11, a União visita o reduto do Mortágua, 8.º com 21 pontos.