A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Avenida de Berna, recebe amanhã, dia 22 de março (sexta-feira), entre as 10H00 e as 16H30, a ‘Conferência Salgueiro Maia – Imprensa Militar e Cultura Política’.
Esta Conferência decorre da investigação sobre uma colecção de Jornais, inédita, composta por 39 números, publicados pela Companhia de Cavalaria (CCAv) comandada pelo Capitão Salgueiro Maia, durante o período em que permaneceu na Guiné, entre 1971 e 1973, a qual está depositada na Biblioteca do Exército.
O jornal com o título Os Progressistas – Órgão de Divulgação e Cultura da CCAv 3420, onde Salgueiro Maia assina como O Progressista Mor, é revelador da sua capacidade de comando, humor, formação humanista e intelectual, assim como das contingências da vida em campanha.
A Conferencia é organizada em conjunto pelo Exército (através da Academia Militar e da Biblioteca do Exército) e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (através do Centro de Humanidades), com o apoio da Associação 25 de Abril e da Comissão Portuguesa de História Militar.
Esta é uma das várias iniciativas que o Exército está a desenvolver no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.