A Urgência de Ortopedia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) não está a receber doentes encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) desde as 08:30 de hoje e até às 08:30 de sábado, informou a instituição.

Em resposta à Lusa, o HDS afirma que, por falta de ortopedistas, solicitou ao CODU o encaminhamento de doentes urgentes e emergentes para as unidades da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no âmbito do mecanismo criado para assegurar a resposta quando há necessidade de adaptar os serviços, “de modo a assegurar os melhores cuidados de saúde” aos utentes.

As Urgências de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) e o Bloco de Partos não enfrentam, neste momento, quaisquer condicionalismos no funcionamento, “encontrando-se no dia 23 de julho (sábado) a assegurar as referidas urgências no distrito” de Santarém, acrescenta.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), em resposta à Lusa, adiantou que o UGO e o Bloco de Partos da unidade de Abrantes estarão também condicionados entre as 09:00 de sábado e as 09:00 de domingo.

Leia também...

Rio Maior permite acesso ao cemitério no fim-de-semana de forma condicionada

A Câmara de Rio Maior vai permitir o acesso ao cemitério municipal de sexta-feira a domingo, 1 a 3 de Maio, atendendo à celebração…

Detido em flagrante por tentativa de furto em estabelecimento comercial

O Comando Territorial de Santarém deteve, através do Posto Territorial de Torres Novas, no dia 13 de junho, em flagrante um homem de 41…

Possível redução dos custos das portagens na A23 lançado em debate sobre “Os desafios da Interioridade”

No âmbito da Feira Empresarial de Abrantes, promovida pela NERSANT com o apoio dos Municípios de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal, realizou-se na Biblioteca…

Homem morre soterrado em obra de saneamento em Tomar

Um homem com cerca de 55 anos morreu hoje soterrado numa obra que decorre no lugar de Estrada, freguesia de S. Pedro, em Tomar,…