O novo Núcleo Museológico das “Antigas Casas da Câmara de Pernes” foi inaugurado na tarde deste sábado na vila de Pernes.
Preservar a histórica e o património do local foi possível graças ao trabalho conjunto entre a Câmara de santarém e a Junta de Freguesia de Pernes.
A Torre do Relógio é dos monumentos mais emblemáticos da Vila de Pernes, que se ergue na parte mais alta da Freguesia, sendo que “Da sua história pouco consta, sabendo-se apenas que teve a sua origem na época romana. Este edifício começa por albergar nos tempos romanos um posto de vigia e um depósito de rendas e tributos. Durante três séculos, entre os séculos XVI e XIX, funcionou como Paços do Concelho, seguindo-se-lhe de prisão”.
Em Fevereiro, o Município de Santarém deliberou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 6.140,53€ à Junta de Freguesia de Pernes, relativo aos trabalhos de substituição de portas e colocação de corrimões na Torre do Relógio, um equipamento que se constituiu como um espaço museológico.
Marcaram presença na inauguração, o presidente da Junta de Pernes, Raul Violante, João Leite, vice-presidente da Câmara de Santarém, o vereador da Cultura Nuno Domingos, técnicos da autarquia ligados ao projecto e muitos pernenses que se associaram ao momento inaugural deste novo núcleo museológico que agora pode ser visitado na vila de Pernes.