Animação de rua, carrossel e comboio de Natal, presença do Pai Natal, pista de gelo e mercadinho de natal prometem animar o Parque Municipal da Chamusca. O evento arranca a 10 de Dezembro com um programa que inclui eventos para toda a família.

O Município da Chamusca promove o “Parque dos Sonhos de Natal”, uma iniciativa que irá trazer muita cor e animação à Vila da Chamusca. De 10 a 24 de Dezembro, o Parque Municipal da Chamusca será palco da grande programação de Natal do município.

O “Parque dos Sonhos de Natal” estará de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 19h30, e aos fins-de-semana das 10h30 às 19h30.  Do programa do evento, consta animação de rua, exposição de produtos locais, reservando ainda espaço para espectáculos musicais, teatro e muitas outras actividades que prometem abrilhantar esta quadra natalícia.

2021 fica marcado pelo retomar das actividades de Natal à Vila da Chamusca, sendo o “Parque dos Sonhos de Natal” a grande aposta cultural do Município para o mês de Dezembro.

Pista de gelo natural é uma das grandes novidades do evento, que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos que desejem experimentar. Destaque ainda para a Casinha do Pai Natal, o comboio de natal, carrossel, roda de Natal e outras atracções que este ano poderão ser encontradas no “Parque dos Sonhos”.

O evento inclui o já habitual Mercadinho de Natal, com mostra de artesanato, bijuteria e também exposição de produtos locais e regionais, sem esquecer a oferta gastronómica.

Ao longo dos dias do “Parque dos Sonhos”, o Pai Natal e os seus duendes vão marcar presença, animando o recinto e prontos para receber as cartas das crianças.

Na abertura oficial do “Parque dos Sonhos”, a partir das 16h00 do dia 10 de Dezembro, destaca-se a animação musical, a cargo das Universidades Sénior do Concelho. Pelas 19h00 terá lugar o cortejo de Natal. A encerrar este primeiro dia, pelas 21h30 está agendado o espectáculo de teatro “Gargalhadas de Natal”, pela Companhia de Teatro do Ribatejo.  No dia 10 de Dezembro, dia de abertura do evento, a entrada no “Parque dos Sonhos” será gratuita.

No sábado, dia 11 de Dezembro, será dinamizado um workshop de Amigurumi de enfeites de Natal, em parceria com a Botica – Loja Solidária.  Será ainda dia de receber uma Oficina itinerante de Serigrafia, pelas 11h30.

Ainda no dia 11 de Dezembro, pelas 16h00, o Anfiteatro do Parque dos Sonhos acolhe a actuação do Grupo de Cavaquinhos. De seguida, pelas 16h30 a companhia de teatro Chamusc’Arte encenará o espectáculo “A ovelhinha que veio para jantar”. De igual modo, no dia 11 de Dezembro, haverá ainda Oficina de Natal, caricaturas e o “Espelho mágico Photo Boot, actividades que se repetem a 12, 18 e 19 de Dezembro.

No domingo, dia 12 de Dezembro, destaque para o espectáculo do CLDS Chamusca Abraça “Natal numa casa portuguesa”, que decorrerá no Cineteatro da Chamusca pelas 15h30.

Ao longo dos dias do evento, os alunos do Agrupamento de Escolas da Chamusca vão poder assistir ao espectáculo de teatro infantil “Por um triz”, da Companhia Persil Noir. Os mais novos serão ainda presenteados com o espectáculo de Iris Maravilha, que também irá actuar no Parque dos Sonhos de Natal.

Na sexta feira, dia 17 de Dezembro, o “Parque dos Sonhos de Natal” abre com o espectáculo “O Quarto Rei Mago”, destinado aos jovens do Agrupamento de Escolas da Chamusca. Pelas 18h30, está previsto o espectáculo de artes circenses, apresentado pela companhia de teatro-circo, Gato Ruim.

Paralelamente à programação do “Parque dos Sonhos”, no dia 17 de Dezembro, o Cineteatro da Chamusca será palco da apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da residência artística “VALE – Cinema Documental”. Esta actividade está integrada na Programação em Rede, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).

No dia 18 de Dezembro, para além das actividades “Espelho mágico Photo Booth”, Oficina de Natal e caricaturas, terá lugar o espectáculo “O Quebra Nozes” de Tchaikovsky, a cargo do Estúdio de Dança da Chamusca. Ao nível do cartaz musical, no dia 18 de Dezembro, “Os Quatro e Meia” subirão ao palco do Cineteatro. Este espectáculo integra a programação do ciclo cultural CINartE, dinamizado pelo Município da Chamusca.

Domingo, 19 de Dezembro, será dia de receber o teatro musical “Conto de Natal”, de Charles Dickens, uma adaptação de Jorge Gomes Ribeiro a partir do texto original, a cargo da Companhia da Esquina.

De 20 a 22 de Dezembro, o “Parque dos Sonhos” abre a partir das 10h30 com o espectáculo de teatro para as crianças “Por um triz”. No dia 22 de Dezembro, pelas 16h00, terá lugar a 4ª Edição do concurso “O melhor bolo de Natal”, onde várias associações do concelho da Chamusca serão desafiadas a criar o bolo de natal mais criativo. Ainda neste dia, terá lugar o espectáculo de teatro “Gargalhadas de Natal”, da Companhia de Teatro do Ribatejo.

A programação encerra na quinta feira, dia 23 de Dezembro, com a actuação de Iris Maravilha no “Parque dos Sonhos” a partir das 18h00.

As entradas poderão ser adquiridas no Balcão Único do Município da Chamusca ou na bilheteira do Cineteatro.

E porque o Natal é das crianças, o Município da Chamusca vai oferecer 1 pulseira de livre acesso ao “Parque dos Sonhos de Natal” a todas as crianças e jovens do Agrupamento de Escolas da Chamusca, desde do ensino Pré-escolar até ao ensinos básico e secundário.

O Parque dos Sonhos de Natal é um espaço de fantasia e de magia de natal pensado para toda a família, sendo o ponto alto da oferta cultural do Município da Chamusca para o mês de Dezembro, e o grande momento de convivo de toda a comunidade e de todos aqueles que queiram visitar a vila da Chamusca nesta quadra.

Para além da programação do evento, destaca-se ainda a habitual iluminação de Natal, que poderá ser encontrada em vários pontos de interesse da Vila da Chamusca, como o Jardim do Coreto, o Largo Vasco da Gama (Junto à Biblioteca Municipal), o Largo 25 de Abril (zona envolvente ao Edifício dos Paços do Concelho), o Edifício de São Francisco e ainda o Miradouro da Nossa Senhora do Pranto.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.