O Grupo Folclórico de Abitureiras organizou mais uma edição do seu festival anual de folclore. Esta que foi a vigésima sexta edição, foi também a sétima com o formato de Mostra Ibérica, tendo tido a participação de grupos portugueses e espanhóis.

Na noite do passado sábado, dia 21 de Julho, o espaço junto ao Centro de Convívio, Cultura e Desporto de Abitureiras, foi palco de actuações do Grupo da casa, ao qual se juntaram, de Portugal, a representar a Beira Alta Serrana, o Rancho Folclórico Sampaense, de Oliveira do Hospital e a representar a Beira Litoral, o Grupo Folclórico de Coimbra. De Espanha, a representar a região das Ilhas Baleares, a Sa Colla de L’Horta de Jesus, de Ibiza e, da região de Múrcia, o Grupo Folklórico “Aires de Múrcia”.

Alipio Canaverde, do Grupo Folclórico de Abitureiras, falou ao Correio do Ribatejo sobre esta noite e sobre o seu grupo que já conta com 26 anos de existência, tendo sido criado por vontade de populares de Abitureiras, que partilhavam o sonho de criar um grupo de folclore naquela freguesia. Ao longo destes anos várias foram as iniciativas promovidas pelo grupo, nomeadamente, a edição da versão impressa do Cancioneiro de Abitureiras, que Alipio Canaverde destaca, entre outras.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 27 de Julho)

Leia também...

Igreja quer cemitérios abertos a 1 e 2 de Novembro

Foto ilustrativa A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu que os cemitérios se…

Biblioteca Municipal de Coruche assinala seis décadas de serviço à comunidade

Sendo, desde final de 2021, uma das cerca de 250 bibliotecas da…

81 casos em três empresas do concelho de Azambuja

Oitenta e um trabalhadores de três empresas do concelho de Azambuja, distrito…

Zambujo, Salvador Sobral e Vitorino são apostas do ‘Santarém Cultura’

António Zambujo, a 12 de Abril, Salvador Sobral a 4 de Maio…