O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, recebe no próximo dia 12 de Setembro, pelas 21h30, o espectáculo ‘Abu Zacaria, O último Alcaide de Santarém’.

O elenco deste espectáculo, que retrata os anos anteriores à reconquista de Santarém por D. Afonso Henriques, é composto por 11 jovens formandos do Curso de Iniciação Teatral (CIT) pertencente ao Centro Dramático Bernardo Santareno e conta com encenação da actriz Paula Nunes, do Centro Dramático Bernardo Santareno.

O texto é de José Fernando Gomes, um dos dramaturgos do Centro Dramático Bernardo Santareno, é natural do Ribatejo mas vive actualmente na Guiné Bissau, sendo também membro da Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém. A música é de João Madeira, as imagens de Rui Bernardino e os figurinos de Ana Montoya.

O espectáculo ‘Abu Zacaria, O último Alcaide de Santarém’, é de cariz histórico situando-se cronologicamente no século XII, nos anos anteriores à reconquista de Santarém por D. Afonso Henriques (1147), onde governava o alcaide muçulmano Abu Zacaria, grande general e estratega muçulmano, que recebeu a incumbência de governar Santarém, depois de se ter distinguido na sua conquista islâmica. Em 1144, Zacaria consegue retardar a decadência almorávida, ao atacar com sucesso a vanguarda cristã, no bastião templário de Soure, aprisionando os seus defensores. A esses prisioneiros, vai oferecer a possibilidade de resgatarem as suas vidas, trabalhando como contrapartida, no reforço das muralhas da velha Xantarim. Entre a História e a ficção, Santarém é palco de uma grandiosa lição de tolerância e de respeito pela dignidade humana, que termina com o sacrifício trágico de alguns dos monges guerreiros templários, em nome da sua fé cristã.

O Curso de Iniciação Teatral, do Centro Dramático Bernardo Santareno, tem inscrições abertas a partir de 15 de Setembro e as aulas terão lugar no Teatro Sá da Bandeira todas as quintas-feiras das 18h30 as 20h30.

Leia também...

Formiga Atómica estreia “Fake” sábado no Centro Cultural do Cartaxo

A Formiga Atómica estreia sábado, no Cartaxo, “Fake”, peça escrita por Inês Barahona e Miguel Fragata, que também encena, numa produção do Teatro Nacional…

Livro de Aurélio Lopes apresentado na Casa do Brasil

Apesar da presente pandemia e das limitações diversas que a mesma acarreta, cerca de três dezenas e meia de interessados marcaram presença na apresentação…

Luís de Sousa Caetano fala-nos de amor em “Saudades do Futuro”

“Saudades do Futuro” é o primeiro livro de Luís de Sousa Caetano apresentado na manhã do passado sábado, 1 de Outubro, no Fórum Actor…

Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes assinala 95.º aniversário com almoço comemorativo

O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes assinalou, no domingo, 19 de Maio, o seu 95.º aniversário com um almoço comemorativo onde reuniu…