O Município da Chamusca transformou a sua maior festa no concelho, a Semana da Ascensão, numa celebração virtual, com diversos conteúdos a serem difundidos em vídeo e em directo através das redes sociais do Município, nomeadamente, através da página oficial do Facebook.

A “Ascensão 2020 – Edição Fique em Casa”, decorreu de 16 a 24 de Maio, e permitiu aos chamusquenses e a todos assistir a mais de 60 horas de conteúdos difundidos ao longo dos 9 dias, uma iniciativa realizada pela primeira vez na região e pioneira a nível nacional. Uma forma de responder ao inevitável cancelamento do evento no seu formato habitual e presencial, devido às limitações impostas pela pandemia Covid-19.

Neste dias, as estatísticas finais das visualizações, das partilhas e das interacções das publicações, na página oficial do Facebook do Município, dão conta de um enorme abraço colectivo virtual. Ao longo de nove dias, o município registou um aumento de 220% no alcance das publicações no Facebook, que significa um total de 708 mil pessoas alcançadas pelos diversos conteúdos publicados.

Entre as 60 horas de emissão, em direto e em conteúdos pré-gravados, registaram-se mais de 438 mil visualizações dos vídeos publicados e mais de 75 mil interações com esses vídeos (comentários, gostos e partilhas).

Pelos comentários às publicações e pelo alcance digital dos conteúdos, foram muitos os portugueses a residir no estrangeiro, chamusquenses e não só, que participaram nesta Ascensão 2020. França, Brasil, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Alemanha foram algumas das localizações que viram a festa nas redes sociais.

“A todos os que contribuíram, directa ou indirectamente, para a realização da Ascensão 2020, o Município da Chamusca deixa o seu agradecimento e reconhecimento pelo sucesso alcançado. Esperamos que, no próximo ano, possamos realizar a Festa no seu formato habitual”, afirma o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado.

Para o autarca, “o importante foi que os chamusquenses sentissem que não ia haver um vazio durante o período da Ascensão”. “A festa é o tempo do recomeço, como um ano novo para todos os chamusquenses, um renascer da natureza e do nosso sentimento de pertença a esta comunidade. Não podíamos deixar de assinalar, de alguma forma, este sentimento de pertença da Ascensão”, frisa o Presidente da Câmara da Chamusca.

Todas as imagens dos concertos e outros conteúdos emitidos continuam disponíveis na página oficial de Facebook do Município (facebook.com/chamusca) e no Canal Youtube (Município da Chamusca).

Leia também...

Acordeonista de Benavente participa no “Portas Abertas” na Gulbenkian para “estrelas em ascensão”

A 6.ª edição da iniciativa “Portas Abertas-Rising Stars” realiza-se em Fevereiro, no Grande Auditório Gulbenkian, em Lisboa, e conta com o acordeonista português João…

Redol poderá estar de regresso aos bancos das escolas do Ribatejo

Afastada dos planos curriculares há vários anos, a obra de Alves Redol, figura cimeira do neo-realismo português, poderá estar de regresso aos bancos das…

Programação paralela do Bons Sons vai ter cinema, teatro e dança para toda a família

Cinema, teatro, performances, palestras e actividades para toda a família compõem a programação paralela do Bons Sons, festival que, de 8 a 11 de…

Arquivo da história das artes performativas em Santarém irá nascer a partir da vida e obra de ‘Chona’

Lançar as bases de um arquivo da história das artes performativas no concelho e cidade de Santarém a partir da vida e obra de…