O Município da Chamusca transformou a sua maior festa no concelho, a Semana da Ascensão, numa celebração virtual, com diversos conteúdos a serem difundidos em vídeo e em directo através das redes sociais do Município, nomeadamente, através da página oficial do Facebook.

A “Ascensão 2020 – Edição Fique em Casa”, decorreu de 16 a 24 de Maio, e permitiu aos chamusquenses e a todos assistir a mais de 60 horas de conteúdos difundidos ao longo dos 9 dias, uma iniciativa realizada pela primeira vez na região e pioneira a nível nacional. Uma forma de responder ao inevitável cancelamento do evento no seu formato habitual e presencial, devido às limitações impostas pela pandemia Covid-19.

Neste dias, as estatísticas finais das visualizações, das partilhas e das interacções das publicações, na página oficial do Facebook do Município, dão conta de um enorme abraço colectivo virtual. Ao longo de nove dias, o município registou um aumento de 220% no alcance das publicações no Facebook, que significa um total de 708 mil pessoas alcançadas pelos diversos conteúdos publicados.

Entre as 60 horas de emissão, em direto e em conteúdos pré-gravados, registaram-se mais de 438 mil visualizações dos vídeos publicados e mais de 75 mil interações com esses vídeos (comentários, gostos e partilhas).

Pelos comentários às publicações e pelo alcance digital dos conteúdos, foram muitos os portugueses a residir no estrangeiro, chamusquenses e não só, que participaram nesta Ascensão 2020. França, Brasil, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Alemanha foram algumas das localizações que viram a festa nas redes sociais.

“A todos os que contribuíram, directa ou indirectamente, para a realização da Ascensão 2020, o Município da Chamusca deixa o seu agradecimento e reconhecimento pelo sucesso alcançado. Esperamos que, no próximo ano, possamos realizar a Festa no seu formato habitual”, afirma o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado.

Para o autarca, “o importante foi que os chamusquenses sentissem que não ia haver um vazio durante o período da Ascensão”. “A festa é o tempo do recomeço, como um ano novo para todos os chamusquenses, um renascer da natureza e do nosso sentimento de pertença a esta comunidade. Não podíamos deixar de assinalar, de alguma forma, este sentimento de pertença da Ascensão”, frisa o Presidente da Câmara da Chamusca.

Todas as imagens dos concertos e outros conteúdos emitidos continuam disponíveis na página oficial de Facebook do Município (facebook.com/chamusca) e no Canal Youtube (Município da Chamusca).

Leia também...

Poesia e astronomia no Planetário de Ptolomeu em Constância

O Jardim-Horto de Camões, em Constância, vai juntar astronomia e a obra de Camões nas noites de 31 de Julho e 21 de Agosto,…

Música e património unem três municípios do Centro em programação cultural conjunta

Os municípios de Sardoal, Castanheira de Pêra e Celorico da Beira integram uma rede de itinerância cultural apoiada pela União Europeia com 300 mil…

Apresentação do filme «Volver», de Flávio Ferreira, na Biblioteca Municipal de Torres Novas

No próximo dia 23 de Junho, quinta-feira, a partir das 18h30, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes acolhe a apresentação do filme «Volver», do…

‘Dia Aberto’ no Castro de Vila Nova de São Pedro

O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, Concelho de Azambuja, vai receber mais um “Dia Aberto no Castro”, no próximo dia 27…