Azambuja está, uma vez mais, na rota do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. Sábado, dia 16 de Junho, é o dia em que as embarcações irão aportar em Azambuja. A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à Vala do Esteiro, junto à vila, está programada para as 17h30. De seguida, na entrada poente junto à rotunda da Praça de Toiros, formar-se-á o cortejo religioso que fará o percurso em direcção à Praça do Município. Pelas 19h00, na Igreja Matriz, será celebrada a eucaristia em honra da protetora dos avieiros. Após a missa, será realizado novo cortejo – no percurso inverso – e a despedida da imagem da padroeira.

A participação de Azambuja neste cruzeiro é organizada pela Câmara Municipal, pela Paróquia de N. Sra. da Assunção e pela comunidade avieira da aldeia do Porto da Palha; e cota com o apoio da Junta de Freguesia de Azambuja e das várias associações e colectividades da vila.

Neste ano 2018, cumpre-se a sexta descida do maior rio da Península Ibérica que é uma verdadeira procissão fluvial em que as comunidades ribeirinhas expressam toda a devoção que nutrem pela sua padroeira – Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é uma iniciativa da Confraria Ibérica do Tejo e esta sexta edição, que teve a partida no passado dia 31 de Maio em Malpica do Tejo – Castelo Branco, terminará no próximo dia 24 de Junho na marina de Oeiras.

Leia também...

Novo horário de bilheteira e programação de renome mundial no Teatro Sá da Bandeira

O Teatro Sá da Bandeira (TSB) iniciou a temporada, com o brasileiro Tim Bernardes e com um novo horário de bilheteira. Para além da…

“O património não é uma velharia. É condição de futuro”

Jorge Custódio, professor, arqueólogo, historiador e museólogo, é uma das figuras incontornáveis no estudo do Património e Museologia industriais e tem vindo, ao longo…

Torres Novas recebe exposição «Formas de Vitalidade Negativas»

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas,  acolhe entre os dias 24 de outubro e 31 de dezembro de 2025 a exposição…

Governo proíbe realização de festivais de música até 30 de Setembro

A realização de festivais de música está proibida em Portugal até 30 de Setembro, anunciou o Governo, após reunião do Conselho de Ministros. “Neste…