Azambuja está, uma vez mais, na rota do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. Sábado, dia 16 de Junho, é o dia em que as embarcações irão aportar em Azambuja. A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à Vala do Esteiro, junto à vila, está programada para as 17h30. De seguida, na entrada poente junto à rotunda da Praça de Toiros, formar-se-á o cortejo religioso que fará o percurso em direcção à Praça do Município. Pelas 19h00, na Igreja Matriz, será celebrada a eucaristia em honra da protetora dos avieiros. Após a missa, será realizado novo cortejo – no percurso inverso – e a despedida da imagem da padroeira.

A participação de Azambuja neste cruzeiro é organizada pela Câmara Municipal, pela Paróquia de N. Sra. da Assunção e pela comunidade avieira da aldeia do Porto da Palha; e cota com o apoio da Junta de Freguesia de Azambuja e das várias associações e colectividades da vila.

Neste ano 2018, cumpre-se a sexta descida do maior rio da Península Ibérica que é uma verdadeira procissão fluvial em que as comunidades ribeirinhas expressam toda a devoção que nutrem pela sua padroeira – Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é uma iniciativa da Confraria Ibérica do Tejo e esta sexta edição, que teve a partida no passado dia 31 de Maio em Malpica do Tejo – Castelo Branco, terminará no próximo dia 24 de Junho na marina de Oeiras.

Leia também...

Coral Sinfónico de Portugal prepara em Torres Novas dois concertos para 2019

O Coral Sinfónico de Portugal vai fazer dois programas, em 2019, o primeiro com estreia a 06 de Abril, no Centro Cultural Olga Cadaval,…

Festival Bons Sons regressa hoje a Cem Soldos renovado e com novos palcos

O festival Bons Sons começa hoje na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, renovado e com novos palcos para cerca de 50 concertos de…

Casa Memória de Camões com tertúlias poéticas

A Casa Memória de Camões, em Constância, inicia esta quarta-feira, 20 de Novembro, um ciclo mensal de tertúlias poéticas, reunindo na sua sede poetas…

Arquivo Histórico vai receber nome de Luís Manuel Gonçalves

A Câmara Municipal de Sardoal aprovou por unanimidade a proposta de atribuir o nome de Luís Manuel Gonçalves ao Arquivo Histórico Municipal, em homenagem…