Bibliófilo Alberto Manguel convidado do encontro de bibliotecas UNESCO em Torres Novas

O ensaísta e bibliófilo Alberto Manguel é o conferencista convidado do III Encontro de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO que se realiza no próximo dia 20 em Torres Novas tendo por tema “A Felicidade”.

O chefe da divisão de Cultura da Câmara Municipal de Torres Novas, Jorge Simões, disse à Lusa que, quando há um ano, no segundo encontro realizado no Porto, foi decidido entregar a organização do evento de 2019 à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, “a opção foi clara: por que não convidar aquele que é a referência mundial dos bibliófilos?”.

O convite foi feito e acolhido “com simpatia” por Alberto Manguel, sublinhando que Torres Novas se voluntariou para organizar o terceiro encontro pelo “muito orgulho” que tem pela sua biblioteca, que, instalada há dez anos num novo edifício, tem funcionado dentro dos princípios do manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desenvolvendo actividades de promoção dos direitos humanos, da paz, da diversidade cultural e do diálogo intercultural, a protecção do ambiente e a luta contra o analfabetismo.

Agendado para a data em que se assinala o Dia Internacional da Felicidade, 20 de Março, este será o tema central do evento, porque a organização quis “associar os livros e o conhecimento à felicidade”.

Além das bibliotecas da rede UNESCO (33 membros e seis em processo de adesão), o encontro conta com a inscrição de outras bibliotecas públicas de todo o país, esperando acolher mais de meia centena, acrescentou.

O encontro vai dedicar um painel à discussão dos 25 anos do manifesto da UNESCO, outro ao tema das bibliotecas como centros de aprendizagem e outro ao futuro das bibliotecas públicas, cabendo a conferência principal a Alberto Manguel, disse Jorge Simões.

A apresentação do ensaísta, tradutor, editor e romancista, nascido em Buenos Aires, na Argentina, em 1948, será feita pelo jornalista, tradutor e crítico literário Carlos Vaz Marques.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS