A Biblioteca Municipal da Golegã tem patente uma mostra alusiva aos livros infantis editados em Portugal, nas décadas de 50 e 60 do séc. XX.

Esta mostra pretende trazer a público, um conjunto de livros infantis que são uma referência no panorama literário português e marcaram o percurso profissional de escritores e ilustradores da época.

Dos livros expostos, pertencentes à década de 50, destacamos as obras de Sophia de Mello Breyner Andresen, “A fada Oriana”, publicada em 1958, e a “A noite de Natal”, em 1959, e ainda, a “A borboleta sem asas” de Esther de Lemos, editada em 1958, uma das obras que marcaram a história da literatura infantil portuguesa, entre outros livros de um tempo em que a escolaridade era apenas obrigatória para os rapazes.

Já na década de 60, o livro infantil começa a circular pelo país e a escolaridade é obrigatória também para as raparigas. Estes anos são marcados por escritores como Maria Cecília Correia, que publica, em 1960, “Histórias de Pretos e Brancos”, com belíssimas ilustrações de Maria Keil, obra que integra também esta mostra.

As obras expostas são provenientes da antiga escola primária do Pombalinho e, hoje, integram o acervo documental da Biblioteca Municipal da Golegã. A mostra estará patente até 30 de Abril.

Leia também...

Teresa Salgueiro, Viviane, Samuel Úria, teatro, ópera e dança em Torres Novas

Concertos com Teresa Salgueiro, Viviane e Samuel Úria, a par de espectáculos de teatro, ópera de câmara e dança, vão subir ao palco do…

Almeirim entregou ao Ministério da Agricultura o processo de certificação da “caralhota”

Aproveitando a presença em Almeirim do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, para a inauguração das obras de remodelação da sede da CVR…

Joana Duarte quer chamar a atenção das novas gerações para as tradições através da moda

Joana Duarte, 26 anos, é designer de moda e fundadora da Behén, marca que nasceu em 2019. Cresceu em Sinterra, uma localidade perto de…

70 Anos do Círculo assinalados em Santarém

Os 70 anos do Círculo Cultural Scalabitano (CCS) estão a ser assinalados em Santarém com um conjunto de homenagens que se iniciaram a 23…