A Biblioteca Municipal da Golegã tem patente uma mostra alusiva aos livros infantis editados em Portugal, nas décadas de 50 e 60 do séc. XX.

Esta mostra pretende trazer a público, um conjunto de livros infantis que são uma referência no panorama literário português e marcaram o percurso profissional de escritores e ilustradores da época.

Dos livros expostos, pertencentes à década de 50, destacamos as obras de Sophia de Mello Breyner Andresen, “A fada Oriana”, publicada em 1958, e a “A noite de Natal”, em 1959, e ainda, a “A borboleta sem asas” de Esther de Lemos, editada em 1958, uma das obras que marcaram a história da literatura infantil portuguesa, entre outros livros de um tempo em que a escolaridade era apenas obrigatória para os rapazes.

Já na década de 60, o livro infantil começa a circular pelo país e a escolaridade é obrigatória também para as raparigas. Estes anos são marcados por escritores como Maria Cecília Correia, que publica, em 1960, “Histórias de Pretos e Brancos”, com belíssimas ilustrações de Maria Keil, obra que integra também esta mostra.

As obras expostas são provenientes da antiga escola primária do Pombalinho e, hoje, integram o acervo documental da Biblioteca Municipal da Golegã. A mostra estará patente até 30 de Abril.

Leia também...

Câmara de Santarém promove visitas guiadas aos cemitérios da cidade

A Câmara Municipal de Santarém vai organizar, nos próximos dias 25 e 26 de Outubro, duas visitas guiadas aos cemitérios históricos da cidade, com…

Programação de Novembro do PIPA leva arte, pensamento e escrita à aldeia de Saramago

O PIPA – Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga dinamiza, sexta-feira e sábado, actividades para crianças e adultos com o comissário do…

‘Normal’ dia 24 de Setembro no Centro Cultural do Cartaxo

‘Normal’, uma co-criação, interpretação e concepção plástica de Ana Valente, Bruno Bernardo, Diana Narciso, Inês Paulino e Pedro Paz com texto de Luís Lobão…

Vicente Batalha: O Sr. Teatro

A vida de Vicente Batalha cruza-se com todo o percurso da intelectualidade portuguesa do século XX. Actor e promotor cultural, tem dedicado toda a…