A Praça de Touros do Cartaxo transformou-se para receber, no dia 18 de Setembro, a Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas 2021, que coroou Bruno Lopes, da Freguesia de Pontével e Rita Alves, da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, como Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo.

O evento anual foi suspenso em 2020, no âmbito da pandemia de Covid-19. Este ano regressou para cumprir o seu principal objectivo, valorizar e promover a divulgação dos usos e costumes do concelho, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, entre a juventude dos candidatos e a valorização das tradições de cada freguesia.

As seis freguesias do concelho, União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, União de Freguesias de Ereira e Lapa, Freguesia de Pontével, Freguesia de Valada, Freguesia de Vale da Pedra e Freguesia de Vila Chã de Ourique, fizeram-se representar por jovens naturais de cada uma delas. Jovens que viram ser testados os seus conhecimentos sobre o concelho numa prova escrita e as suas capacidades de comunicação e expressão, numa prova de palco.

Bruno Lopes e Rita Alves

As candidatas e o candidato foram ainda avaliados numa prova de produção do vídeo “Visitem a Minha Freguesia”, tendo trabalhado para decidir os conteúdos, o guião e a mensagem que pretendiam passar. A Câmara Municipal do Cartaxo disponibilizou um técnico de vídeo e multimédia para apoiar as jovens na produção do vídeo, sendo as decisões e a locução da responsabilidade do candidato e das candidatas.

PUBLICIDADE

Ana Bernardino e Gonçalo Patrício voltaram a conduzir a Gala de Eleição que, nesta edição, teve a palavra tolerância como fio condutor. No palco, a noite foi memorável com a actuação do Saint Dominic’s Gospel Choir, da fadista Filipa Maltieiro, de Symone De Lá Dragma e da Companhia Seller Danza com os alunos de dança contemporânea do Conservatório de Música de Santarém, que apresentaram um trabalho coreográfico de Juan Maria Seller.

O candidato e as candidatas desfilaram em traje regional, traje casual e traje de gala – neste último, as candidatas vestiram as criações de Madalena Toscany, que também vestiu a apresentadora, Ana Bernardino. A maquilhagem e os penteados foram da responsabilidade de profissionais do concelho e das freguesias que, uma vez mais, colaboraram de modo voluntário com a Gala e que mereceram especial agradecimento por parte da Câmara Municipal do Cartaxo.

PUBLICIDADE
Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.