A Câmara Municipal de Santarém e a Viver Santarém EM SA, definiram um novo programa de celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia, criando novas iniciativas e prorrogando, até Dezembro de 2021, os eventos que envolvem a Celebração.

O novo programa conta com dezenas de iniciativas ao longo de todos os meses, tendo já sido realizado diversos eventos, adaptados às actuais contingências. Através da realização de dezenas de iniciativas e eventos de amplitude regional e nacional, pretende-se reforçar a Capitalidade Gastronómica de Santarém e criar novas dinâmicas em torno do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

A primeira iniciativa desenvolve-se no dia 26 de Julho na Casa do Campino, em formato online, e foi promovida pela Associação dos Município Portugueses do Vinho, pela Câmara Municipal de Santarém e pela Viver Santarém, teve por objectivo assinalar o 20º aniversário da elevação da Gastronomia como Património Cultural de Portugal, onde foi efectuada uma homenagem ao Grupo de Trabalho que promoveu esta iniciativa, com destaque para o Dr. Carlos Abreu. Foi ainda efectuada uma mostra enogastronómica.

Destaca-se nesta nova programação, uma maior envolvência com os principais eventos gastronómicos das diversas freguesias do Concelho, através da presença de um stand próprio, como forma de divulgar o Festival Nacional de Gastronomia e o Programa de Celebração.

Destaca-se ainda a realização da 40a edição do Festival Nacional de Gastronomia, o Dia Nacional da Gastronomia, o evento “Portugal à Mesa em Santarém”, o lançamento do Guia Gastronómico de Santarém, a presença em diversos eventos de amplitude nacional, a realização de diversas conferências, debates e outras actividades que aliam a gastronomia e a importância da actividade física.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, reforça “a importância deste programa para a dinamização económica do Concelho e em particular para o sector da restauração, desejamos que em 2020 e 2021 Santarém reforce o seu estatuto de Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa”.

João Teixeira Leite, presidente da Viver Santarém, evidencia o esforço de colocar em prática um conjunto de iniciativas e eventos que “visam valorizar Santarém e a sua Gastronomia. Santarém será em 2020 e 2021 um palco de sabores e saberes de Portugal”

Leia também...

Step 2 Duplicate chega a Santarém

A performance de dança contemporânea do criador escalabitano, Nuno Labau, chega ao…

‘Luz’ – Dança e novo circo no Centro Cultural do Cartaxo

Espectáculo no âmbito da residência artística da companhia Ome Dual, no Centro…

Rosas de Ouro oferecidas pelos Papas ao Santuário vão estar expostas no Museu de Leiria

Exposição temporária “As Rosas de Pedro e as Rosas de Maria” estará…

Erva Daninha apresenta “Vão” no Teatro Virgínia

A companhia Erva Daninha apresenta no sábado, no Teatro Virgínia, em Torres…