O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) apresenta, no domingo à tarde, no Convento de S. Francisco, em Santarém, a “História de Santarém”, da autoria do seu director, o historiador Martinho Vicente Rodrigues.

Apresentado como trazendo “um novo olhar sobre o conhecimento histórico de Santarém”, o livro propõe-se fazer “uma revisitação multissecular de Santarém, terra laureada, desde os tempos mais longínquos”, afirma uma nota do CIJVS.

Com 1.200 páginas, o livro está dividido em 26 capítulos, narrando a história de Santarém desde a dominação romana à época contemporânea, passando pela história medieval e moderna, refere a nota.

Na sessão de lançamento do livro, Nuno Venturinha, do Instituto de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, falará sobre “A indispensabilidade da investigação histórico-documental”.

Leia também...

Museu promove tradição oral junto das crianças do pré-escolar em Constância

O Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, vai dinamizar sessões de promoção do património cultural imaterial, através do legado da tradição…

VÍDEO | Artistas do PICTORIN pintam telas nas ruas da cidade de Santarém

Quinze artistas plásticos de seis países participam, de 1 a 10 de Setembro, na segunda edição do PICTORIN – Encontro Internacional de Artistas Plásticos…

Santuário de Fátima promove “corrente de oração” pela paz na Ucrânia

 O Santuário de Fátima anunciou hoje a realização de uma “corrente de oração pela paz na Ucrânia”, na sequência do apelo feito no domingo…

Peça do Teatro D. Maria II ‘Um Outro Fim Para a Menina Júlia’ no Cartaxo

O Centro Cultural do Cartaxo vai receber, no dia 1 de Fevereiro, pelas 21h30, o espectáculo ‘Um outro fim para a Menina Júlia’, a…