O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) apresenta, no domingo à tarde, no Convento de S. Francisco, em Santarém, a “História de Santarém”, da autoria do seu director, o historiador Martinho Vicente Rodrigues.

Apresentado como trazendo “um novo olhar sobre o conhecimento histórico de Santarém”, o livro propõe-se fazer “uma revisitação multissecular de Santarém, terra laureada, desde os tempos mais longínquos”, afirma uma nota do CIJVS.

Com 1.200 páginas, o livro está dividido em 26 capítulos, narrando a história de Santarém desde a dominação romana à época contemporânea, passando pela história medieval e moderna, refere a nota.

Na sessão de lançamento do livro, Nuno Venturinha, do Instituto de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, falará sobre “A indispensabilidade da investigação histórico-documental”.

Leia também...

Núcleo de fotografia lança projecto fotográfico ‘Água: cuidar, poupar, preservar”

O Núcleo de Fotografia do Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) vai promover o projecto “Água – Cuidar, Poupar, Preservar” no âmbito de uma…

Artesão de Santarém na Expo 2025 em Osaka

O artesão Manuel Ferreira integrou a comitiva portuguesa no Pavilhão de Portugal na Expo 2025 que decorreu de 21 a 31 de Agosto, em…

4ª Edição do RAS continua a “dar voz aos artistas”

Está a decorrer, até domingo, no Centro Cultural Regional de Santarém, a quarta edição do RAS (Residência Artística de Santarém), que, apesar da pandemia…

Certame dedicado ao Arroz em Ulme com animação de Clemente e Minhotos Marotos

A freguesia de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe pela primeira vez o evento “Já te Dou o Arroz”, um certame dedicado a promover…