O Cine-Teatro Paraíso reabriu ao público, no passado dia 12 de Dezembro, com um concerto de Carolina Deslandes e, no dia 20 de Dezembro, o cinema comercial regressa a Tomar naquela que foi durante décadas uma sala icónica para os amantes da sétima arte.

As intervenções no espaço e a programação para os próximos tempos foram apresentados, na manhã de 11 de Dezembro, pela presidente da Câmara, Anabela Freitas, pela vereadora da Cultura, Filipa Fernandes, e também pela directora de programação da empresa First Pick, que vai gerir as sessões de cinema, Rita Rio de Sousa. A principal mensagem que o Município pretende passar é que a cultura em Tomar é segura.

Segundo Anabela Freitas, neste momento em que “a pandemia tende a afastar as pessoas, é na cultura que reside a capacidade de nos voltar a congregar, e a cultura vista aqui de forma muito plural”.

O Cine-Teatro Paraíso vai estar dedicado ao cinema comercial aos domingos (três sessões) e às segundas-feiras, mas disponível para as restantes artes de palco no resto da semana. Houve também intervenções da área das artes plásticas na remodelação do espaço e o próprio foyer tem condições para vir a acolher conversas, histórias ou lançamentos de livros, entre outros.

As intervenções no edifício e equipamentos, que na sua maioria foram feitas por administração directa do Município, incluíram, entre outras, a criação de acessibilidades para espectadores com mobilidade condicionada, remodelação do bar, foyer, casas de banho e camarins, substituição da iluminação por LED, aquisição de nova cortina corta-fogo e substituição da tela e sistema de projecção (a cargo da empresa First Pick).

O espaço passou a contar também com um novo logótipo, da autoria de Duarte Carolino, e intervenções artísticas em vários espaços da autoria de João Bruno Videira (mesas e candeeiros do foyer), Dawn Mendonça e Bill Rivers – colectivo The Idiot Society (pintura mural do foyer) e Joana Maçarico (ilustrações do bar).

Além disso, foi criada uma exposição com espólio do Cine-Teatro, com destaque para a máquina de projecção do século XX que trabalhou pela última vez em 2004, no Cine-Esplanada, coordenada por Andreia Pardal e Patrícia Romão.

Quanto às medidas de segurança no âmbito da Covid-19, a sala terá todas as condições, com a redução da lotação para apenas 201 dos 410 lugares, ocupação dos lugares sentados previamente identificada e efectuada com o mínimo de dois lugares livres entre espectadores que não sejam coabitantes. Foram criados circuitos para a circulação de espectadores, com a colaboração da Delegação de Saúde do Médio Tejo.

A desinfecção dos lugares sentados é feita no final de cada sessão com recurso a lâmpadas ultravioleta que garantem 99,9% de eficácia na eliminação dos vírus), além da existência de produtos e equipamentos de desinfecção e protecção como tapetes, dispensadores de pedal com solução desinfectante e acrílicos para zona de atendimento.

A programação promete ser de qualidade e do agrado dos diversos tipos de público. Começou com o espectáculo “Christmas Carol” por Carolina Deslandes e no dia 19, há teatro de marionetas com “Arabesco” pelo Red Cloud (21h00) e dia 20 começa o cinema comercial, com sessões às 11h00, 16h30 e 19h30, as da tarde com o filme “Listen”, premiado em Veneza, e cuja realizadora, Ana Rocha, estará presente na última sessão.

Em Janeiro, além de muitos e bons filmes, haverá António Zambujo em Concerto de Ano Novo, Clã e teatro de revista com Marina Mota.

Em Fevereiro, teatro com a Comuna, concerto de Luísa Sobral e o “Casal da Treta”. E Jorge Palma já está garantido em Maio.

Também o Cineclube de Tomar vai manter as suas sessões regulares, todas as terças-feiras às 19h00, agora com melhores condições de projecção.

Leia também...

“Continua a faltar uma Carta do Património de Santarém”

Apaixonado pela História de Santarém e pela fotografia, António Monteiro, responsável pelo Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, juntou estas duas…

Alunos da Escola D. João II retratam confinamento através de exposição em Santarém (c/vídeo)

Foi inaugurada esta quarta-feira, 23 de Junho, a exposição “In my Quarantine” que representa o período de confinamento dos alunos da Escola D. João…

Aldeia de Chãos acolhe encontro sobre moedas sociais e prepara moeda local

A aldeia de Chãos, no concelho de Rio Maior, recebe, no dia 2 de Novembro, um Encontro sobre Moedas Sociais, que apresentará a “germinação”…

Músico João Feneja inicia 2020 com o lançamento do single ‘Carolina’

O músico João Feneja abriu o ano da melhor maneira lançando o seu mais recente single, “Carolina”. A canção, que conta o inicio da…