O trabalho desenvolvido pelas Direções Regionais de Cultura, será o tema do próximo: “À mesa Com” organizado pelo Círculo Cultural Scalabitano, que decorrerá na sexta-feira, dia 18 de Janeiro, pelas 20:00, no restaurante Adiafa. organizado pelo Círculo Cultural Scalabitano

A oradora será Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, especialista em património histórico e paisagístico. A especialista, vem a Santarém conversar sobre o trabalho desenvolvido pelas direcções regionais de cultura e particularmente sobre o caso da Direcção Regional do Alentejo.

Esta é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre uma realidade de que o Distrito de Santarém não conhece e está excluído, bem como para conhecer melhor os modelos e sistemas de funcionamento destes órgãos descentralizados do Ministério da Cultura.

As Direcções Regionais de Cultura têm por missão, na respectiva circunscrição territorial e em articulação com os serviços e organismos centrais da Presidência do Conselho de Ministros, na área da cultura: a criação de condições de acesso aos bens culturais; o acompanhamento das actividades e a fiscalização das estruturas de produção artística financiadas pelos serviços e organismos da área da cultura; o acompanhamento das acções relativas à salvaguarda, valorização e divulgação do património cultural imóvel, móvel e imaterial e o apoio a museus.

A oradora tem um percurso marcado pela experiência na administração pública local e regional, pela investigação no âmbito da reflexão sobre património mundial e pelo activismo associativo, nomeadamente na Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Portugal). Ana Paula Amendoeira, é mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, doutorada pelo Sorbonne e foi eleita em 2011 presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal.

Desde 2012 é investigadora na Universidade de Coimbra e assistente convidada na Faculdade de Letras de Coimbra na área de Gestão do Património

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…