A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Miguel Pacheco Gomes apresenta ‘Arqueologia, Proposta Expositiva: Artes Visuais’

A plataforma curatorial Projecto para a Afirmação do Novo e a agenda/repositóriodidáctico Escola em 3, em parceria com a Junta de Freguesia de Pernes,…

Nos 50 anos da morte de Celestino Graça, Grupo Académico evoca o fundador e é distinguido pela Federação de Folclore

Cinquenta anos depois da morte de Celestino Graça, o homem que projectou o Ribatejo no mapa cultural do país e deu corpo à Feira…

Comemorações do centenário da morte de Marcelino Mesquita encerram com várias actividades

O programa das Comemorações do Centenário da Morte de Marcelino Mesquita, que decorre este ano, vai encerrar em Novembro. Uma exposição que evoca a…

Rui Falcão de Campos com novo livro de poesia

O escritor escalabitano Rui Falcão de Campos acaba de lançar nos escaparates mais um livro de poesia. Com a chancela da Tágide Tinta, a…