A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Mais de 100 pessoas participam no 1º convívio dos Combatentes da Guerra Colonial no Vale de Santarém

O primeiro convívio dos cidadãos do Vale de Santarém que foram mandados para a guerra colonial realizou-se no dia 13 de Abril, e juntou…

Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas regressa em formato digital

O Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas está de regresso, no próximo dia 22 de Maio, pelas 16h00, em versão online com transmissão…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na Monumental “Celestino Graça”, promoveu, no dia 4 de Dezembro, o Jantar dos…

Festival ‘Art In Rua’ anima centro histórico de Tomar de 12 a 14 de Setembro

Artes circenses, teatro, música, estátuas vivas, fanfarras e animação de rua com artistas de todo o mundo integram a programação do Festival ‘Art In…