A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Festival do Cogumelo marca o regresso aos grandes eventos do concelho da Chamusca

A V edição do Festival do Cogumelo da Parreira decorreu entre os dias 4 e 6 de Março e foi um sucesso, com muitas…

Marco Rodrigues em espectáculo intimista no Cineteatro da Chamusca

O fadista Marco Rodrigues sobe amanhã, 26 de Fevereiro, ao palco do Cineteatro da Chamusca, pelas 21h00, num espectáculo intimista, inserido no Ciclo Cultural…

Música e Teatro abrem a temporada de primavera do Circulo Cultural Scalabitano

Música, teatro, dança, são ingredientes que pautados por exigência de qualidade preenchem o programa de espectáculos do Círculo Cultural Scalabitano. O Teatro Taborda é…

Programação de verão anima Santarém com dezenas de eventos

A programação cultural de verão em Santarém arranca no sábado à noite, no Largo do Seminário, com o festival de folclore “Da aldeia à…