A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Sé Catedral de Santarém integra espectáculo de dança e ‘videomapping’ “Deus menino” na noite de Natal

A aldeia de Monsanto e seis igrejas nacionais, entre elas a Sé Catedral de Santarém, serviram de pano de fundo para “Deus menino”, espectáculo…

José-Alberto Marques apresenta o livro ‘Homeostátos’

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, acolhe no próximo dia 25 de Janeiro, a partir das 16h00, a apresentação do livro…

“Foi com surpresa que tomei conhecimento de factos que desconhecia sobre a história do edifício”

Eurico Henriques, professor aposentado e vereador do Património na Câmara Municipal de Almeirim, apresentou o seu mais recente livro “Igreja do Divino Espírito Santo…

DJ e Produtor escalabitano assina nova música com a editora do DJ Diego Miranda

João Silva, mais conhecido pelo nome artístico VOXKASH é um jovem DJ e Produtor de 25 anos, residente em Santarém, que assina uma nova…