A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Grupos Infantil e Académico de Santarém assinalam 66.º Aniversário

Os Grupos Infantil de Dança Regional e Académico de Danças Ribatejanas foram fundados, no ano de 1956, pelo saudoso etnógrafo ribatejano Celestino Graça, com…

Santarém recebe Concerto de Ano Novo solidário

A Câmara Municipal de Santarém apresenta, no próximo dia 11 de Janeiro de 2026, às 18h00, o seu tradicional concerto de Ano Novo no…

Museu do Curtume recebe Feira da Pele

O Museu do Curtume, em Alcanena, recebe, entre quinta e sexta-feira, a ExpoPele, certame que visa “dar notoriedade” à indústria de curtumes nacional, às…

Ana Laíns apresenta Portucalis no próximo sábado em Constância

No próximo sábado, dia 9 de Junho, às 22h00, Ana Laíns apresenta Portucalis, um grandioso concerto, que vai decorrer na Praça Alexandre Herculano, no…