A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Bibliófilo Alberto Manguel convidado do encontro de bibliotecas UNESCO em Torres Novas

O ensaísta e bibliófilo Alberto Manguel é o conferencista convidado do III Encontro de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO que se realiza…

Salvador Sobral une-se a Festival Solidário de Música em Santarém

O Teatro Sá da Bandeira de Santarém voltou a abrir as suas portas ao público, no dia 20 de Junho, para receber Salvador Sobral,…

Bons Sons regressa em 2026 para edição comemorativa

O festival Bons Sons, que decorre em Cem Soldos, Tomar, desde 2006, sob o mote “Vem viver a aldeia”, vai passar a ser bienal…

IN.STR prossegue hoje com apresentação de documentário “A Lezíria a Gostar dela Própria”

Hoje, sexta-feira, dia 20 de Agosto, é apresentado o Documentário “A Lezíria a Gostar dela Própria”, de Tiago Pereira e com som ao vivo…