A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Cesta d’Artes dia 29 com agrupamentos de criação artística e cultural no Fórum Mário Viegas

Esta sexta-feira, dia 29, às 21h30, por iniciativa do Centro Cultural Regional de Santarém e em parceria com o Teatrinho de Santarém, vai realizar-se…

Bernardo Santareno recordado em Santarém

  A vida e obra de Bernardo Santareno, nome maior da dramaturgia nacional, está hoje a ser evocada na Sala de Leitura que lhe…

Festival ‘Via Láctea’ de 6 a 8 de Setembro em S. João da Ribeira

A localidade de São João da Ribeira, no concelho de Rio Maior, recebe nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, o Festival ‘Via…

Espetáculo comunitário “Um Canto de Liberdade” com lotação esgotada e data extra (vídeo e galeria de fotos)

A Escola Prática de Cavalaria de Santarém recebeu, no dia 6 de Julho, pelas 22h00, o musical “Um Canto de Liberdade”. Com três lotações…