A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Biblioteca de Tomar inicia empréstimo presencial de livros

A Biblioteca Municipal de Tomar iniciou esta segunda-feira, 11 de Maio, o serviço “Leiturina” para empréstimo presencial de livros, CD e DVD, mediante encomenda…

Câmara de Almeirim leva concertos aos munícipes via streaming em Fevereiro

Na impossibilidade de ter público nos espectáculos no Cine Teatro, a Câmara Municipal de Almeirim decidiu levar as actividades programadas aos seus munícipes através…

Casa dos Patudos recebe formação em iconografia cristã

No âmbito da Formação em Iconografia Cristã, promovido pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, decorreu no passado dia…

Exposição “Birbante” de Pedro Henriques no quARTel da Arte Contemporânea de Abrantes

A exposição “Birbante”, de Pedro Henriques, com curadoria de Nuno Faria, está patente ao público até dia 31 de Outubro no quARTel da Arte…