A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Enguias para todos os gostos até dia 5 de Maio em Benfica do Ribatejo

Há pratos de enguias para todos os gostos em Almeirim, a iniciativa começou no passado dia 18 de Abril e estende-se até ao próximo…

Valada acolhe centro cultural flutuante

A localidade de Valada vai acolher um centro cultural flutuante, de 9 a 12 de Junho, o Centro Cultural a Bordo vai chegar pelo…

A história de Santarém e o Ambiente na Temporada da Primavera do Círculo Cultural Scalabitano

O Círculo Cultural Scalabitano apresenta para términus da sua temporada da primavera, dois projectos distintos. No Sábado, dia 26, com partida às 10h30 junto…

A menina Júlia teve “um outro fim” no Teatro Sá da Bandeira

Na noite de sábado a plateia do Teatro Sá da Bandeira assistiu ao espectáculo de Tiago Rodrigues ‘Um outro fim para a Menina Júlia’,…