A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

“Continua a faltar uma Carta do Património de Santarém”

Apaixonado pela História de Santarém e pela fotografia, António Monteiro, responsável pelo Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, juntou estas duas…

Sociedade de Instrução Coruchense assinala 124 anos em videoconferência

A Sociedade de Instrução Coruchense assinalou no passado sábado, 18 de Abril, 124 anos de existência, de forma diferente do habitual devido às restrições…

Espaço Jackson já abriu portas em Glória do Ribatejo

O Espaço Jackson na localidade de Glória do Ribatejo abriu as suas portas à população no sábado, dia 15 de Agosto, numa visita que…

Círculo Cultural Scalabitano aborda trabalho das Direcções Regionais de Cultura

O trabalho desenvolvido pelas Direções Regionais de Cultura, será o tema do próximo: “À mesa Com” organizado pelo Círculo Cultural Scalabitano, que decorrerá na…