A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai abrir a visitas ao público a Sala Império, pelas 17h00, do próximo domingo, dia 19 de Setembro, em Alpiarça.

Nesta área, também conhecida por Sala dos Leques, pode ser vista uma colecção de leques cronologicamente datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Os materiais utilizados são entre outros: o fio de ouro, o marfim, as lantejoulas, o pergaminho, o papel, a madrepérola e a seda. As técnicas utilizadas são, sobretudo, o rendilhado, o bordado e a pintura sobre papel.

O leque era, sobretudo, um objecto de adorno, mas associado a ele há também uma linguagem e códigos de diversos significados.


A abertura desta parte do Museu faz parte das Jornadas Europeias do Património 2021 subordinadas à temática Património Inclusivo e Diversificado.

Leia também...

Exposição colectiva In.Artes no Palácio Landal em Santarém até 21 de Setembro

Foi inaugurada na noite de ontem, quinta-feira, a exposição colectiva com os artistas que integraram o projecto In.Artes, nas galerias, no primeiro ciclo do…

Seis concelhos do Médio Tejo recebem 20 actuações dos “Caminhos da Pedra” no fim-de-semana

O programa cultural em rede “Caminhos da Pedra” leva, de quinta-feira a domingo, duas dezenas de actuações a seis concelhos do Médio Tejo, depois…

II Festival de Órgão termina com concertos e visitas orientadas em quatro igrejas

O II Festival de Órgão de Santarém (FÓS) termina domingo, com a actuação do Coro da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, dirigido por…

Vídeo e estátuas humanas em destaque na Vila de Alpiarça

Alpiarça esteve em foco na Programação em Rede promovida pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, na passada semana. A Casa dos…