Conferência de Daniel Sampaio no Cartaxo

 

Daniel Sampaio vai estar no Cartaxo para uma Conferência que terá no seu livro mais recente – Do Telemóvel para o Mundo-Pais e Adolescentes no Tempo da Internet -, o tema principal.

O psiquiatra e terapeuta familiar, Daniel Sampaio, reconhecido publicamente pelo seu percurso profissional e extensa obra publicada, sobretudo sobre a adolescência e os seus problemas, será o orador da Conferência Pais e Adolescentes no Tempo da Internet, que decorrerá no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 28 de Novembro, quarta-feira, com início às 14h30.

A participação na Conferência é gratuita, mas a inscrição prévia é obrigatória. Para garantir o seu lugar, deverá enviar email para ensino@cm-cartaxo.pt ou seccartaxo@mail.telepac.pt até ao dia 26 de Novembro.

Do telemóvel para o mundo: Pais e Adolescentes no tempo da Internet

Este novo livro de Daniel Sampaio, numa linguagem coloquial, mas rigorosa, aborda a mais actual problemática com que se confrontam os adolescentes, pais e educadores de hoje: a relação dos jovens com a internet e as redes sociais. Partindo duma contextualização sociológica da sociedade actual e da relação dos jovens com as redes sociais e a internet, bem como às mais diversas áreas do conhecimento que proporcionam, aborda também as mais perniciosas questões com que sistematicamente nos confrontamos no relacionamento com as novas tecnologias.

Sem colocar em causa o benefício no acesso e ao conhecimento que esta tecnologia proporciona revela também os problemas que a sua má utilização pode provocar nos jovens de hoje, nomeadamente a vulgarização da sua intimidade, através das redes sociais: Instagram, Facebook, WhatsApp, Snapchat, YouTube. No fim de cada capítulo inclui uma secção «Para pensar» e «Perguntas e Respostas» em que esquematiza como um manual de consulta as questões de maior importância. Aborda ainda a relação dos adolescentes e dos educadores com a sexualidade as drogas e o álcool, relatando em cada deles casos clínicos específicos.

Daniel Sampaio nasceu em Lisboa em 1946, tendo vivido em Sintra até aos seus 15 anos, altura em que se mudou para Lisboa. Em 1964, quando fez 18 anos, entrou no Hospital de Santa Maria, onde viria a formar-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1970, tendo mais tarde obtido o doutoramento na especialidade de psiquiatria em 1986.

Em 1997 realizou provas de agregação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e, a partir de 2008, é professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental na mesma faculdade, tendo atingido a jubilação em Setembro de 2016, aos 70 anos.

Foi director do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria entre 2014 e 2016 e co-fundador do Núcleo de Estudos do Suicídio, Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar e Sociedade Portuguesa de Suicidologia.

Foi um dos introdutores da Terapia Familiar em Portugal, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (fundada em 1979). Dedicou-se ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias, através de trabalhos de investigação na área da Psiquiatria e da Adolescência. Organizou, no Hospital de Santa Maria, o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.

Na Rádio Renascença, teve um programa denominado Sociedade do Conhecimento, em que também participaram Luís Osório e Paulo Sérgio. De 2008 a 2010, colaborou com o Rádio Clube Português com a rubrica Visto Daqui. Foi colaborador da revista dominical do jornal Público, até Dezembro de 2015.

A 9 de Junho de 2006 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, grau atribuído pelo Presidente Aníbal Cavaco Silva, e a 24 de Novembro de 2016 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

PROGRAMA

14h30 – Receção aos participantes

14h45 – “Os Mimos”- Curso Profissional de Animação Sociocultural da Escola Secundária do Cartaxo – sob orientação da professora Ana Guimarães (Nucha)

15h00 – Sessão de abertura pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo: Dr. Jorge Tavares

15h15 – Intervenção do Professor Doutor Daniel Sampaio

15h45 – Debate. Moderadora: Dra. Cláudia Martins Cabido – Psiquiatra da Infância e da Adolescência

16h30 – Sessão de Encerramento pelo Presidente da Câmara Municipal: Dr. Pedro Magalhães Ribeiro

16h45 – Pausa para café

17h00 – Sessão de autógrafos do livro Do Telemóvel para o Mundo, pelo Professor Doutor Daniel Sampaio

 

 

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS