O Município de Torres Novas vai promover uma conferência intitulada Inquisição e Ciência em Portugal, no âmbito da feira de época de 2019, tendo como orador o professor Francisco Malta Romeiras. A iniciativa terá lugar No dia 24 de Maio, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a partir das 21h30. A entrada é livre.
Francisco Malta Romeiras (Lisboa, 1986) é licenciado em Bioquímica, mestre em Bioquímica Médica e doutorado em História e Filosofia das Ciências pela Universidade de Lisboa. É membro do Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia (CIUCHT-Universidade de Lisboa) desde 2011. Foi Senior Research Fellow no Institute for Advanced Jesuit Studies (Boston College) em 2017 e Visiting Researcher no Oxford Centre for European History e Exeter College (Oxford University) em 2019. A sua investigação tem-se focado na história do ensino e da prática das ciências nos colégios dos jesuítas (séculos XVIII-XX) e no papel desempenhado pela Inquisição na censura de obras e autores científicos (séculos XVI-XVII). Membro do conselho editorial da revista Brotéria desde Janeiro de 2013, coordenou com Henrique Leitão a edição da Obra Selecta do Padre Luís Archer S.J., 4 vols. (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015-2017). Em 2015, o seu livro Ciência, Prestígio e Devoção: Os Jesuítas e a Ciência em Portugal (séculos XIX e XX) (Cascais: Lucerna, 2015), foi distinguido com uma Menção Honrosa na 24ª Edição do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea. Recentemente, publicou Os jesuítas em Portugal depois de Pombal. História ilustrada (Cascais: Lucerna, 2018).
É membro de diversas sociedades científicas internacionais incluindo a Renaissance Society of America, a History of Science Society, a British Society for the History of Science e a Société Internationale d’Études Jésuites.