Um jardim infantil e uma creche de Fátima estão encerrados desde esta quarta-feira, 24 de Junho, como medida de precaução, uma vez que uma funcionária terá contactado com alguém do coro do Santuário.

Segundo Ana Paula Teixeira, superiora geral da Congregação, Irmãs Reparadoras, que detém a Escola Infantil Jacinta Marto, a instituição foi encerrada depois de ter tomado conhecimento que uma funcionária terá estado em contacto “com alguém que também esteve em contacto com o coro do Santuário”, onde foram detectados casos positivos de covid-19.

“Por uma questão de precaução, encerrámos a instituição e vão ser realizados testes a todas as funcionárias, por indicação da autoridade de Saúde”, revelou.

Ana Paula Teixeira disse ainda que, para já, as crianças não serão testadas. “Vamos avaliando a situação dia-a-dia e em articulação com a delegação de saúde”.

O Santuário de Fátima anunciou na terça-feira que há registo de 24 positivos à covid-19 na instituição, depois de realizados 334 testes a todos os colaboradores e coralistas daquela organização religiosa.

“Todos os casos têm ligação ao coro do Santuário e os colaboradores da instituição não têm qualquer contacto com os peregrinos. Os pacientes infectados encontram-se em casa, com o devido acompanhamento, e não inspiram, até à data, especiais cuidados. A todos desejamos uma rápida recuperação”, referia na terça-feira uma nota de imprensa do Santuário enviada à agência Lusa.

No domingo, o Santuário tinha anunciado a existência de 16 colaboradores internos e externos infectados com covid-19.

Os 16 casos confirmados de covid-19 “têm ligação ao caso inicial, integram o coro do Santuário e não estiveram em contacto directo com os peregrinos”, referia ainda a informação distribuída no domingo por aquela organização religiosa.

Na terça-feira, numa actualização à nota de imprensa de domingo, o Santuário disse que, “seguindo as recomendações da Autoridade de Saúde, identificou já todos os contactos directos com os pacientes infectados dentro da Instituição, enviando-os para casa, para cumprirem o isolamento profilático determinado nestas situações, ainda que tenham testado negativo”.

“Analisados estes resultados, ouvida a autoridade de saúde competente, com quem o Santuário tem estado em total e estreita articulação, considera-se que o foco de infecção está circunscrito, não estando em causa a segurança e a saúde de colaboradores e peregrinos”.

Desta forma, acrescentou, “com um esforço adicional de todos os colaboradores, que o Santuário regista com agrado, não se encerraram serviços e mantém-se todas as celebrações”.

Em Portugal, morreram 1.543 pessoas das 40.104 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia também...

Preso preventivamente homem que molestava a mãe

O Tribunal de Santarém decretou na quinta-feira a prisão preventiva de um…

José Gaspar lança novo livro

Integrado nas comemorações dos 450 anos da paróquia de Vale de Figueira,…

Advogado de Santarém nomeado membro da conselho de administração da Fundação Berardo

O advogado Ruí Patrício, natural de Santarém, é o novo membro do…

Município do Entroncamento dinamiza aulas de Hydrocycle

O Município do Entroncamento dinamiza, nas Piscinas Municipais, a partir de 18…