‘By Flávio’, uma curta-metragem do realizador do Entroncamento, Pedro Cabeleira, e filmada em Torres Novas, foi seleccionada para integrar a competição Berlinale Shorts do festival de Berlim, que decorre de 10 a 20 de Fevereiro, na Alemanha.

O filme será exibido nos dias 12, 13, 17 e 19 de Fevereiro, tendo para além da realização de Pedro Cabeleira, o argumento de Diogo Figueira, Pedro Cabeleira e Ana Vilaça e tem produção da Primeira Idade com distribuição internacional da Portugal Film.

Depois da sua primeira longa-metragem ‘Verão Danado’ ter estreado em competição, em 2017, no festival de Locarno, onde recebeu uma menção especial do júri, Pedro Cabeleira volta a apresentar um filme em competição num festival internacional.

Com direcção de fotografia de Leonor Teles e interpretações de Ana Vilaça, Rodrigo Manaia e Tiago Costa, ‘By Flávio’ é a segunda curta-metragem de Pedro Cabeleira e o seu terceiro filme.

Pedro Cabeleira tem abordado temas relacionados com os jovens da sua geração, segundo o próprio, numa tentativa de compreendê-los melhor como também a ele próprio. Em ‘Verão Danado’, seu primeiro filme, abordou a juventude do techno perdida em Lisboa.

“Agora, ‘By Flávio’ dá continuidade a esse trabalho, mas desta vez, da perspectiva de uma jovem mulher de Torres Novas, aproveitando alguns elementos do hip-hop tuga, universo que me interessa filmar e desconstruir alguns dos seus chavões”, refere o realizador.

Pedro Cabeleira imagina este filme como “uma espécie de comédia de costumes moderna”, numa “incessante busca em conseguir encontrar vibração e beleza na ironia da mundanidade e fazer com que o cinema espelhe a vida de uma forma honrada”.

O realizador refere ainda que “a proposta surgiu do Diogo Figueira, com quem colaboro desde os tempos de escola, aliada à minha enorme vontade de filmar a actriz Ana Vilaça, cujo papel da Márcia foi escrito não só para ela, mas também por ela, colaborando connosco no argumento. A história centra-se em Márcia, uma jovem mãe solteira do interior do país, com mais ambição do que trabalhar na loja de roupa do centro comercial da zona. Ser mãe não a impediu de sonhar mais e não a fez retrair-se num papel tradicional, comum numa sociedade conservadora, como a do interior de Portugal”.

‘By Flávio’ conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas, sendo de realçar o apoio que a Zona Centro tem procurado dar ao sector das artes e cultura nacionais.

Leia também...

Os sabores bracarenses viajam até Santarém, numa fusão entre gastronomia portuguesa e italiana

A 12 de Outubro e a propósito da iniciativa “Provar Portugal na…

SPA homenageia Bernardo Santareno com exposição sobre a sua vida e obra

Na sala-galeria Carlos Paredes, no edifício 2 da cooperativa, está patente uma…

Torreshopping escolhido para a filmagem do novo projecto de Pedro Cabeleira “By Flávio”

O Torreshopping, centro comercial da cidade de Torres Novas, foi um dos…

Tauromaquia em protesto por exclusão do plano de desconfinamento

Um protesto convocado pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai decorrer em…