‘By Flávio’, uma curta-metragem do realizador do Entroncamento, Pedro Cabeleira, e filmada em Torres Novas, foi seleccionada para integrar a competição Berlinale Shorts do festival de Berlim, que decorre de 10 a 20 de Fevereiro, na Alemanha.
O filme será exibido nos dias 12, 13, 17 e 19 de Fevereiro, tendo para além da realização de Pedro Cabeleira, o argumento de Diogo Figueira, Pedro Cabeleira e Ana Vilaça e tem produção da Primeira Idade com distribuição internacional da Portugal Film.
Depois da sua primeira longa-metragem ‘Verão Danado’ ter estreado em competição, em 2017, no festival de Locarno, onde recebeu uma menção especial do júri, Pedro Cabeleira volta a apresentar um filme em competição num festival internacional.
Com direcção de fotografia de Leonor Teles e interpretações de Ana Vilaça, Rodrigo Manaia e Tiago Costa, ‘By Flávio’ é a segunda curta-metragem de Pedro Cabeleira e o seu terceiro filme.
Pedro Cabeleira tem abordado temas relacionados com os jovens da sua geração, segundo o próprio, numa tentativa de compreendê-los melhor como também a ele próprio. Em ‘Verão Danado’, seu primeiro filme, abordou a juventude do techno perdida em Lisboa.
“Agora, ‘By Flávio’ dá continuidade a esse trabalho, mas desta vez, da perspectiva de uma jovem mulher de Torres Novas, aproveitando alguns elementos do hip-hop tuga, universo que me interessa filmar e desconstruir alguns dos seus chavões”, refere o realizador.
Pedro Cabeleira imagina este filme como “uma espécie de comédia de costumes moderna”, numa “incessante busca em conseguir encontrar vibração e beleza na ironia da mundanidade e fazer com que o cinema espelhe a vida de uma forma honrada”.
O realizador refere ainda que “a proposta surgiu do Diogo Figueira, com quem colaboro desde os tempos de escola, aliada à minha enorme vontade de filmar a actriz Ana Vilaça, cujo papel da Márcia foi escrito não só para ela, mas também por ela, colaborando connosco no argumento. A história centra-se em Márcia, uma jovem mãe solteira do interior do país, com mais ambição do que trabalhar na loja de roupa do centro comercial da zona. Ser mãe não a impediu de sonhar mais e não a fez retrair-se num papel tradicional, comum numa sociedade conservadora, como a do interior de Portugal”.
‘By Flávio’ conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas, sendo de realçar o apoio que a Zona Centro tem procurado dar ao sector das artes e cultura nacionais.