A Programação em Rede promovida pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, em colaboração com os onze municípios do território, que tem estado a decorrer com grande realce nos diferentes municípios, teve esta semana em destaque dança, cinema documental e cinema de carácter antropológico.

“Dançar Com… Alpiarça, Vindimas” em Alpiarça
Desta vez, a pandemia estragou mesmo a festa e a apresentação da residência artística, no pavilhão do Águias de Alpiarça, teve que se realizar apenas para familiares, sem acesso do público. Foi pena, porque o trabalho foi rico e intenso e incluiu uma pessoa com 92 anos, a demonstrar como a alegria e o espírito de viver são algo tão precioso e distintivo e que em boa parte residem no interior de cada um de nós. Parabéns a Alpiarça, pelo brilhante conjunto de bailarinos que ousou desafiar tudo e divertir-se com esta experiência magnífica. Parabéns à Academia de Dança do Círculo Cultural, que assim levou este magnífico projecto aos onze municípios da Lezíria do Tejo.

A Lezíria a Gostar Dela Própria
Em périplo por diversos municípios tem estado Tiago Pereira e o seu documentário “Meio, Homem, Trabalho”, trazendo ao nosso conhecimento e deleite, histórias, memórias, canções e práticas, pela voz e pela presença fílmica dos seus variados intérpretes, registos recolhidos ao longo de semanas, em todos os municípios da Lezíria do Tejo.

O trabalho foi apresentado no dia dezanove, sexta feira, às 21H30, no Cineteatro de Rio Maior, e no dia seguinte, sábado, mas às 21H00, no Cineteatro de Benavente.
Nos próximos dias será a vez do cineteatro de Almeirim (vinte cinco, quinta feira, às 21H00) e dois dias depois, do Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo (vinte e sete, sábado, mas às 21H00). Oportunidade de ver uma reflexão fílmica sobre as nossas raízes e tradições.

Vale – Cinema Documental
Concluída a residência artística concretizada em Almeirim ao longo da semana anterior, está em preparação a edição do documentário sobre Migrantes e Gentes do Campo, reflectindo a realidade do concelho, e a apresentar no Cineteatro de Almeirim, no próximo dia vinte e seis de Novembro, sexta feira, às 21H30, no contexto do Film Fest.
Já no dia seguinte, vinte sete, sábado, às 18H00, no Cineteatro de Benavente, o tema desenvolvido por um conjunto de jovens do concelho e transformado em documentário será o Património Natural.

A Programação em Rede da Lezíria do Tejo tem financiamento: Portugal 2020, Alentejo 2020, União Europeia e é coordenada pela CIMLT.

Leia também...

Concerto de homenagem a Pedro Barroso sábado no Teatro Virgínia

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, realiza, sábado, às 18h30, um “concerto-festa-memória” em honra do músico Pedro Barroso, com a participação de vários amigos…

Miguel Pacheco Gomes apresenta ‘Arqueologia, Proposta Expositiva: Artes Visuais’

A plataforma curatorial Projecto para a Afirmação do Novo e a agenda/repositóriodidáctico Escola em 3, em parceria com a Junta de Freguesia de Pernes,…

Escritor de Alcanhões vence Prémio Literário Cidade de Almada

Samuel Pimenta, escritor natural de Alcanhões, concelho de Santarém, venceu a 31.ª edição do Prémio Literário Cidade de Almada/Poesia com a obra “Ascensão da…

Pictorin homenageia Mário Rodrigues

O artista plástico Mário Rodrigues, falecido a 8 de Outubro 2018, com 68 anos de idade, foi homenageado na tarde do passado sábado, no…