A Programação em Rede promovida pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, em colaboração com os onze municípios do território, que tem estado a decorrer com grande realce nos diferentes municípios, teve esta semana em destaque dança, cinema documental e cinema de carácter antropológico.

“Dançar Com… Alpiarça, Vindimas” em Alpiarça
Desta vez, a pandemia estragou mesmo a festa e a apresentação da residência artística, no pavilhão do Águias de Alpiarça, teve que se realizar apenas para familiares, sem acesso do público. Foi pena, porque o trabalho foi rico e intenso e incluiu uma pessoa com 92 anos, a demonstrar como a alegria e o espírito de viver são algo tão precioso e distintivo e que em boa parte residem no interior de cada um de nós. Parabéns a Alpiarça, pelo brilhante conjunto de bailarinos que ousou desafiar tudo e divertir-se com esta experiência magnífica. Parabéns à Academia de Dança do Círculo Cultural, que assim levou este magnífico projecto aos onze municípios da Lezíria do Tejo.

A Lezíria a Gostar Dela Própria
Em périplo por diversos municípios tem estado Tiago Pereira e o seu documentário “Meio, Homem, Trabalho”, trazendo ao nosso conhecimento e deleite, histórias, memórias, canções e práticas, pela voz e pela presença fílmica dos seus variados intérpretes, registos recolhidos ao longo de semanas, em todos os municípios da Lezíria do Tejo.

O trabalho foi apresentado no dia dezanove, sexta feira, às 21H30, no Cineteatro de Rio Maior, e no dia seguinte, sábado, mas às 21H00, no Cineteatro de Benavente.
Nos próximos dias será a vez do cineteatro de Almeirim (vinte cinco, quinta feira, às 21H00) e dois dias depois, do Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo (vinte e sete, sábado, mas às 21H00). Oportunidade de ver uma reflexão fílmica sobre as nossas raízes e tradições.

Vale – Cinema Documental
Concluída a residência artística concretizada em Almeirim ao longo da semana anterior, está em preparação a edição do documentário sobre Migrantes e Gentes do Campo, reflectindo a realidade do concelho, e a apresentar no Cineteatro de Almeirim, no próximo dia vinte e seis de Novembro, sexta feira, às 21H30, no contexto do Film Fest.
Já no dia seguinte, vinte sete, sábado, às 18H00, no Cineteatro de Benavente, o tema desenvolvido por um conjunto de jovens do concelho e transformado em documentário será o Património Natural.

A Programação em Rede da Lezíria do Tejo tem financiamento: Portugal 2020, Alentejo 2020, União Europeia e é coordenada pela CIMLT.

Leia também...

Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria em Foros de Salvaterra

As Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria, em Foros de Salvaterra, decorrem de 6 a 8 de Julho, numa organização da Associação…

“Uma noite no Convento de S. Francisco” por João Feneja e os Cupidos do Vietname

João Feneja e os Cupidos do Vietname apresentam-se em concerto, no coração da cidade de Santarém, a 17 de junho, com espetáculo ”Uma Noite…

PIPA leva música, literatura e arte à Azinhaga

O PIPA – Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga leva à aldeia natal de José Saramago, de sábado até dia 23, propostas…

Brasileiro Paulo Betti apresenta “Autobiografia Autorizada” na Chamusca

O actor brasileiro Paulo Betti, rosto bem conhecido dos portugueses pela sua participação em dezenas de novelas, vai estar em digressão em Portugal e…