O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, comemora no sábado, 2 de Novembro, os 163 anos da viagem inaugural dos comboios em Portugal.

Além do passeio pelas carruagens, salões e locomotivas da colecção do museu, os visitantes terão a “oportunidade rara” de, às 10:30, subir a bordo do Comboio Real Português, uma “jóia do património” nacional na qual só é possível entrar uma vez por ano e num limite máximo de 15 participantes, refere uma nota do museu.

À tarde, o museu disponibiliza a visita “A Rainha Maria Pia visita o Museu”, encenada pela Coolture Tours, dando a conhecer vários espaços e objectos da colecção do MNF que remetem para a “época em que reis e rainhas viajavam de comboio”.

Ao longo de todo o dia, os visitantes poderão visitar o novo espaço expositivo com maquetes em tamanho real do renovado Alfa Pendular, que dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário (EMEF), viajar no Mini-Comboio Presidencial e experimentar conduzir um quadriciclo de alavancas nas linhas do Museu (actividades dependentes das condições climatéricas).

Leia também...

Dia Mundial da Poesia com homenagem a Ary dos Santos no Cartaxo

Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita e o Centro Cultural do Cartaxo vão celebrar o Dia Mundial da Poesia, que se assinala a 21 de Março,…

“Vidas Íntimas” trouxeram riso e reflexão sobre o amor ao Teatro Sá da Bandeira

Vidas Íntimas, de Noël Coward, subiu no dia 1 de Fevereiro, ao palco do Teatro Sá da Bandeira, trazendo riso e reflexão sobre as…

Santarém evocou o esplendor artístico e cultural do Renascimento

Cerca de uma centena de participantes assistiram, no passado sábado, 8 de Novembro, à jornada cultural A Santarém do Tempo do Renascimento (1520-1590), que…

Paulo Baptista: “A minha fonte de inspiração é a “Mãe Natureza””

O artesanato é a arte e as obras dos artesãos. Um artesão, por outro lado, é a pessoa que idealiza e executa o trabalho,…