O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, comemora no sábado, 2 de Novembro, os 163 anos da viagem inaugural dos comboios em Portugal.

Além do passeio pelas carruagens, salões e locomotivas da colecção do museu, os visitantes terão a “oportunidade rara” de, às 10:30, subir a bordo do Comboio Real Português, uma “jóia do património” nacional na qual só é possível entrar uma vez por ano e num limite máximo de 15 participantes, refere uma nota do museu.

À tarde, o museu disponibiliza a visita “A Rainha Maria Pia visita o Museu”, encenada pela Coolture Tours, dando a conhecer vários espaços e objectos da colecção do MNF que remetem para a “época em que reis e rainhas viajavam de comboio”.

Ao longo de todo o dia, os visitantes poderão visitar o novo espaço expositivo com maquetes em tamanho real do renovado Alfa Pendular, que dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário (EMEF), viajar no Mini-Comboio Presidencial e experimentar conduzir um quadriciclo de alavancas nas linhas do Museu (actividades dependentes das condições climatéricas).

Leia também...

“O Património do concelho só pode ser mais cuidado quando houver uma política cuidadora no seu todo”

Integrado nas comemorações dos 450 anos da paróquia de Vale de Figueira, que se assinalou no passado sábado, dia 8 de Agosto, José Gaspar…

Festival Bons Sons em Cem Soldos adiado para 2022

O festival Bons Sons, que deveria realizar-se em Agosto, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, vai ser adiado para 2022, regressando após a…

Rui Tanoeiro apresenta novo álbum “Paga Por Paga” no Cineteatro da Chamusca

O fadista chamusquense Rui Tanoeiro sobe ao palco do Cineteatro da Chamusca no próximo dia 30 de novembro (domingo), às 17h00, para apresentar o…

VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

A associação Confraria Ibérica do Tejo no âmbito da sua actividade cultural, vai realizar o VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. Uma peregrinação…