O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, comemora no sábado, 2 de Novembro, os 163 anos da viagem inaugural dos comboios em Portugal.

Além do passeio pelas carruagens, salões e locomotivas da colecção do museu, os visitantes terão a “oportunidade rara” de, às 10:30, subir a bordo do Comboio Real Português, uma “jóia do património” nacional na qual só é possível entrar uma vez por ano e num limite máximo de 15 participantes, refere uma nota do museu.

À tarde, o museu disponibiliza a visita “A Rainha Maria Pia visita o Museu”, encenada pela Coolture Tours, dando a conhecer vários espaços e objectos da colecção do MNF que remetem para a “época em que reis e rainhas viajavam de comboio”.

Ao longo de todo o dia, os visitantes poderão visitar o novo espaço expositivo com maquetes em tamanho real do renovado Alfa Pendular, que dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário (EMEF), viajar no Mini-Comboio Presidencial e experimentar conduzir um quadriciclo de alavancas nas linhas do Museu (actividades dependentes das condições climatéricas).

Leia também...

Festival de Órgão de Santarém continua no próximo fim de semana

Após o primeiro fim de semana, a programação do FÓS 2019 continua para mais um fim de semana preenchido por uma harmonia musical dos…

Poeta João Silva Nogueira tema da próxima Assembleia de Investigadores

A Assembleia de Investigadores N.º 136 que será promovida pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão no próximo dia 7 de Novembro,…

Pedro Abrunhosa esgota dois concertos no Teatro Virgínia

Pedro Abrunhosa, acompanhado pelos Comité Caviar, vai apresentar o seu novo álbum – Espiritual – em dois concertos já esgotados no Teatro Virgínia, em…

Bruno Nogueira lotou o Teatro Sá da Bandeira de gargalhadas

Bruno Nogueira provocou mais uma sala lotada no Teatro Sá da Bandeira, com o espectáculo “Depois do medo”. Bruno Nogueira volta à solidão do…