Feira de Todos os Santos está de regresso ao Cartaxo

Por ocasião do dia 1 de Novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das feiras tradicionais mais antigas do país. Em 2019, a Feira de Todos os Santos decorre de 31 de Outubro a 3 de Novembro.

Os frutos secos, os produtos da época, o artesanato, a água-pé, os vinhos, a gastronomia e a animação atraem todos os anos milhares de visitantes a este certame, que mais do que a oportunidade de aquisição e de apresentação de produtos, é a afirmação de um evento com fortes raízes populares, que une todo o concelho.

As tradições ribatejanas vão voltar a andar de mãos dadas com a mostra empresarial que ocupará a área interior do Pavilhão Municipal de Exposições – este ano com decoração renovada para acolher empresários e visitantes num espaço que o Município quer ainda mais acolhedor.
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destaca que a edição de 2019 da Feira de Todos os Santos e da Expocartaxo “tem vindo a ser construído em parceria com os empresários, com as nossas freguesias e com aqueles que, no nosso concelho, continuam a ser os maiores responsáveis pela preservação das nossas tradições – as associações e colectividades”.

Com inauguração prevista para as 18h00, do dia 31 de Outubro, sexta-feira e véspera de feriado, a Feira vai abrir a animação nocturna com uma enorme Festa de Halloween. Quer vá de cartola negra e smoking de esqueleto branquinho, ou escolha uma caveira de cores garridas para combinar com um penteado repleto de lindas flores, ou prefira véus negros de bruxa misteriosa, quer os seus amigos pareçam ter saído de um castelo assombrado e escolham ser monstros maravilhosas de fatos de lantejoulas, quer vá com as crianças – aboborinhas queridas aí de casa –, o importante mesmo é abrir a Feira de Todos os Santos, em grande festa. Vá como for, mas vá divertir-se muito porque a noite de Halloween é para os destemidos de todas as idades.

Nos dias seguintes, vai haver tempo para prestar Tributo aos Xutos e Pontapés, dançar com os DJ convidados, aplaudir o Grupo de Música Popular Chãs de Ourique e o Grupo de Cantigas da Terra, do Rancho Folclórico do Cartaxo e os seus convidados, descobrir a Escola de Acordeão Andreia Sofia, ou guardar silêncio para ouvir o Fado de Hugo Faustino.

As tradições e a identidade ribatejana do concelho vão ter destaque à mesa e no palco da Feira
Os produtos típicos da gastronomia regional que, na área de tasquinhas ou nas bancas de venda, vão estar disponíveis, continuam a ser o mote para a área de cozinha ao vivo, onde os visitantes os podem degustar e aprender a confeccionar. Este ano, a gastronomia do concelho, vai ser rainha deste espaço. Já no palco do Pavilhão Municipal de Exposições, serão outras as tradições a ganhar protagonismo – as tradições do folclore e da etnografia do Ribatejo.

O 1.º de Novembro, dia feriado e de enorme significado para as gentes do concelho, vai ser marcado pelo Festival de Fandango que trará à Feira de Todos os Santos a candidatura que o Cartaxo lidera – a candidatura a Património Imaterial da Humanidade. Todos os ranchos folclóricos do concelho estarão presentes para lado a lado, e com convidados especiais, mostrarem a diversidade, a emoção e a força da dança que marcava a vida nos campos do Ribatejo.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS