Apesar da Festa do Vinho & Pão ter sido cancelada devido à pandemia covid-19, o Município do Cartaxo decidiu promover entre os dias 21 e 23 de Maio, uma versão digital do certame. Desta quinta-feira até sábado na página de Facebook do certame, vai ser dado destaque à gastronomia, aos vinhos e à cultura do concelho e do Ribatejo.

Com início no feriado municipal, Quinta-Feira da Ascensão, a Festa vai arrancar com a celebração da tradição do Dia da Espiga, recordada pela Dra. Zelinda Pêgo, numa recriação dos tempos vividos com a família e os amigos, quando se enfeitavam as carroças e se fazia dos campos, mesa para piqueniques. Esta recriação estará no Facebook às 16h00;

Pelas 19h00, Marta Simões de Na Caverna da Marta e Ricardo Santos, enólogo da Quinta dos Filipes, vão abrir os directos, com um showcooking e harmonização que permitirá ao público interagir através da plataforma Zoom;

Às 21h30, será o Fandango a ganhar destaque, com a Conferência Conversas sobre o Fandango, também na plataforma Zoom e em directo para a página de Facebook, esta conferência será precedida do vídeo gravado na última Feira de Todos os Santos que integra a candidatura dos Fandangos Ribatejanos, a Património Imaterial da Humanidade.

O dia 22 de maio, sexta-feira, vai abrir às 12h00, com uma proposta de gastronomia regional para preparar mesmo à hora de almoço, oferecida pela Associação Filarmónica União Lapense – Bacalhau com Magusto.

Pelas 15h00,  decorre o Seminário de Marketing Digital – Comércio Online no Mundo dos Vinhos e às 18h00, os vinhos chegarão pela prova comentada da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) – 6X6 que semanalmente, sextas às seis, convida enólogos para apresentarem seis vinhos, a prova também decorre na plataforma Zoom e em directo no Facebook.

Às 19h30, será a Chef Madalena Dias quem vai revelar todos os segredos para preparar uma Bochecha de Bacalhau e Pão Frito, mas também para descobrir o Pão de Vinho com Saltinto. Encerram a sexta-feira, três ranchos folclóricos do concelho que vão oferecer Apontamentos e Fandango à Festa.

O sábado, dia 23 de Maio, volta a abrir à hora de almoço, novamente às 12h00, para a casa do Povo da Ereira explicar bem explicadinho, como se prepara um Cabrito no Forno e como se não chegasse esta iguaria, ainda vai preparar uns pratinhos de Arroz Doce com cheirinho a canela.

A plataforma Zoom volta a receber uma Prova Comentada de Vinhos às 18h00, desta vez para receber três vinhos e quatro enólogos – a enóloga Helena Mira vai moderar a prova que conta com a presença de Pedro Gil, enólogo da Adega do Cartaxo, Alice Simões, enóloga da casa agrícola Dois Carvalhos e Verónica Pereira, enóloga da Sociedade Agrícola Casal do Conde.

Logo de seguida, às 19h00, a Chef Madalena Dias, da Cook2Wine e Hernâni Magalhães, enólogo dos Vinhos Franco, vão estar na plataforma Zoom com um showcooking e uma harmonização que não pode perder – Toiro Saltinto e Joana da Cana Reserva, são as propostas da Chef e do enólogo.

Pelas 21h30, serão horas de começar a Festa, desta vez, a festa do Fado – para que possamos matar saudades das noites de fado, o Museu Rural e do Vinho fez-se palco para as vozes de Filipa Maltieiro Rodrigues, Vasco De Sousa Casimiro, Hugo Faustino e para a guitarra portuguesa de Nuno Ezequiel e para a viola de Alexandre Silva.

A Câmara Municipal do Cartaxo refere em comunicado que convidou todas as empresas, produtores de vinho, casas agrícolas, padarias, artesãos e promotores turísticos, parceiros que habitualmente ocupavam o espaço de showcooking e provas de vinho comentadas e as associações que deveriam estar nas tasquinhas regionais, a ocupar espaço nesta Festa do Vinho & Pão para mostrarem o seu trabalho, os seus produtos e os seus serviços.

Esta “porta digital” foi aberta a todos, para além dos momentos que estarão em directo, abertos à interacção na plataforma Zoom, ou que foram previamente gravados e serão publicados em estreia na página do Facebook, a Festa do Vinho & Pão vai contar com mais de cinquenta dezenas de parceiros que se associaram à iniciativa, centenas de pessoas, entre enólogos, elementos de ranchos folclóricos e associações, chefs de cozinha, músicos e fadistas, órgãos de comunicação social, artesãos e tantas outras pessoas e instituições.

“A todos a Câmara Municipal endereça o mais profundo agradecimento pelo esforço, pela organização de actividades preparadas em tão pouco tempo”, afirmou Pedro Magalhães Ribeiro para quem “o espírito de alegria e encontro, de partilha e vontade mostrar o melhor dos nossos produtos endógenos e da nossa riqueza cultural – a que estamos habituados na nossa Festa do Vinho -, mostra-se bem vivo nesta resposta solidária da nossa comunidade”.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…