A exposição itinerante ‘Fotografar é dar Vida’ vai estar patente de 24 de Setembro a 24 de Outubro, na Igreja do Divino Espírito Santo, em Almeirim, numa organização conjunta da Associação Descularte, Núcleo de Fotografia do Centro Cultural Regional de Santarém e do Município de Almeirim. A inauguração está marcada para as 18h00, de hoje.

A mostra ‘Fotografar é dar Vida’ resultou de uma actividade de fotografia participativa, realizada em Julho de 2016 nas comunidades de Suzana e Varela, na Guiné-Bissau, que culminou com uma exposição fotográfica itinerante. Ao longo de três semanas, um grupo de 28 mulheres guineenses de etnia felupe utilizou a fotografia como forma de expressão e partilha das suas experiências, anseios e rotinas.

Através de uma metodologia participativa designada Photovoice, as imagens captadas foram um ponto de partida para um debate comum e uma compreensão alargada sobre a perspectiva pessoal de cada uma destas mulheres e do grupo. “O que é ser mulher felupe? O que significa ser mãe? Como garantir uma maternidade saudável? Como se transmitem as tradições culturais?” São algumas das reflexões que surgem nos olhares destas fotógrafas.

Integrada num projecto de saúde materno-infantil implementado pela ONGD VIDA entre 2014 e 2016, esta actividade foi promovida com a colaboração dos Bagabaga Studios e Eyes of the Street, e co-financiada por Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e Fundação Calouste Gulbenkian.

A exposição tem viajado por diversos locais, tendo já passado por Bissau, Brasil, Lisboa, Porto, Algarve, chegando agora a Santarém.

Esta exposição estará disponível para conhecer às sextas-feiras (das 15h às 19h), sábados e domingo (10h-13h e 15h-19h) entre os dias 24 de Setembro e 24 de Outubro.

Leia também...

Câmara de Rio Maior investe 530 mil euros na requalificação da casa do poeta Ruy Belo

A Câmara Municipal de Rio Maior vai investir 530 mil euros na requalificação da casa que viu nascer o poeta Ruy Belo, em São…

FIFCA Portugal Folk Dance Group distinguido em Festival Internacional na Rússia

O FIFCA Portugal Folk Dance Group, (Grupo de Danças Folclóricas de Portugal), da Associação FIFCA participou no XII Festival Internacional de Folclore INTERFOLK entre…

Sociedade Recreativa Operária aposta em escola de música

A ARS MÚSICA é a nova secção da Sociedade Recreativa Operária (SRO) de Santarém dedicada ao ensino da Música. Possui um programa curricular diversificado…

Brasileiro Paulo Betti apresenta “Autobiografia Autorizada” na Chamusca

O actor brasileiro Paulo Betti, rosto bem conhecido dos portugueses pela sua participação em dezenas de novelas, vai estar em digressão em Portugal e…